As Ondas da Praia Grande voltam mais uma vez a ser palco de uma etapa do Circuito Mundial de Bodyboard IBC, o Sintra Bodyboard Pro Fest, desta vez com a decisão dos títulos mundiais, feminino e masculino em jogo.
Na competição open masculina, quatro candidatos têm hipóteses de reclamar o título mundial, com o espanhol Armide Soliveres como favorito, pois depende exclusivamente dos seus resultados, ou seja, se vencer em Sintra é campeão mundial. Na perseguição ao bodyboarder espanhol, estarão dois brasileiros: Gabriel Braga e Moisés Silva e ainda o francês mais português do Mundial, Pierre Louis Costes.
Pierre, que vive em Portugal há mais de uma década e aqui constituiu família, precisa de fazer a final em Sintra e esperar que Armide não alcance as meias-finais. Um objetivo ao alcance de Pierre, que já venceu em Sintra três vezes.
Na competição feminina, onde competem várias portuguesas, como a campeã nacional Teresa Padrela e a ex-campeã mundial Joana Schenker, ou a ex-campeã nacional Filipa Broeiro, entre outras, as coisas serão decididas entre a japonesa Sari Ohara, que se sagrou campeã mundial o ano passado, precisamente em Sintra, e a brasileira Maira Viana.
Pode ver o ranking mundial atualizado no site oficial da IBC
Para João Campos, presidente da Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra, entidade organizadora do Sintra Bodyboard Pro Fest, é uma honra poder ter na Praia Grande, pelo 28º ano consecutivo, o centro do bodyboard mundial:
“É sempre especial organizar esta prova e embora já estejamos perto de 30 anos do Mundial da Praia Grande, não perde essa magia. Ainda para mais, com a responsabilidade acrescida de entregar títulos mundiais, com elevada probabilidade de até sagrar dois campeões.”
João Campos aproveitou também para agradecer o inestimável apoio da Câmara Municipal de Sintra que, há quase três décadas apoia “o Mundial da Praia Grande”: “Nada disto seria possível sem os nossos parceiros, com especial destaque para a Câmara de Sintra que desde a primeira edição deste evento nunca deixou de apoiar, reconhecendo o valor que aportamos ao concelho e ao país, nos setores do Desporto e Economia, especialmente o Turismo local.”