Home » Ci√™ncia & Tecno » IDENTIFICADA A GAL√ĀXIA MAIS DISTANTE DA TERRA

IDENTIFICADA A GAL√ĀXIA MAIS DISTANTE DA TERRA

Um grupo de astr√≥nomos dos EUA identificou a gal√°xia mais distante de sempre atrav√©s do telesc√≥pio Hubble, que pertence √† ag√™ncia espacial norte-americana NASA, segundo avan√ßou a revista ‚ÄúNature‚ÄĚ.

A gal√°xia foi detectada por meio de imagens infravermelhas feitas pelo Telesc√≥pio Espacial Hubble, e a sua dist√Ęncia foi confirmada pelas observa√ß√Ķes realizadas com o sofisticado espectr√≥grafo Mosfire operado a partir do Observat√≥rio W. M. Keck, no Hava√≠.

As imagens captadas pelo telesc√≥pio de alta resolu√ß√£o mostram o grupo de estrelas ‚Äúz8-GND-5296‚ÄĚ, uma mancha de luz vermelha – um espectro luminoso- que foi emitida h√° cerca de 13 mil milh√Ķes de anos, quando o Universo tinha apenas 5% da sua idade actual.

De acordo com o estudo, depois de analisada a luminosidade emitida foi possível verificar que a galáxia é rica em metal e que a velocidade de formação de novas estrelas deverá ser centenas de vezes mais rápidas do que na Via Láctea.

De acordo com os líderes da pesquisa, Steven Finkelstein, da Universidade do Texas, e Dominik Riechers, da Universidade de Cornell, a descoberta permitirá aprofundar o estudo sobre a origem do Universo.

O telescópio Hubble foi lançado em 1990 com a missão de fornecer uma visão mais longínqua do espaço, e pertence ao programa dos grandes observatórios espaciais.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.