Home » Municipios » Idosos de Alcoutim mais próximos com a Teleassistência
Idosos de Alcoutim mais próximos com a Teleassistência
Idosos de Alcoutim mais próximos com a Teleassistência

Idosos de Alcoutim mais próximos com a Teleassistência

O Municipio de Alcoutim anuncia o projeto “+ Próximo” com vista à redução das vulnerabilidades dos idosos em isolamento, uma parceria com o Centro Humanitário de Tavira (CHT) da Cruz Vermelha Portuguesa e o apoio do Ministério da Administração Interna.

A implementação da Teleassistência é um projeto pioneiro no sotavento algarvio, tendo como objetivo primordial combater o isolamento. Através do simples toque de um botão, este sistema permite ao idoso em situação de solidão, emergência/urgência ou segurança ser contactado por um técnico especializado que acionará a melhor resposta.

O utente dispõe de um terminal telefónico fixo e de uma pulseira ou colar, com botão de alarme, que ao ser pressionado de qualquer parte de sua casa, estabelece contacto telefónico imediato com o Contact Center da CVP, que garante o apoio a situações de emergência/urgência, segurança e solidão, 24h por dia e 365 dias por ano.

Para o efeito, será disponibilizada uma equipa de dois técnicos da estrutura de Emergência do CHT para estabelecer proximidade e implementar o serviço de Teleassistência junto da população idosa, bem como monitorizar o seu estado de saúde através de avaliações dos parâmetros vitais.

A deslocação dos técnicos da Emergência CVP acontecerá três vezes por semana e abrangerá cerca de 80 idosos sinalizados no concelho de Alcoutim.

Este projeto pioneiro irá, assim, permitir aos idosos isolados usufruírem de um acompanhamento de 24 horas, 365 dias por ano, complementado pela presença física de dois técnicos da estrutura de emergência.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, afirma que: “Queremos estar presentes de diversas formas junto da população sénior: através do desporto, da cultura, com os Polos da Universidade Sénior e, também, ajudando aqueles que têm maiores problemas de isolamento, colaborando para que a sua segurança seja reforçada”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.