O IEFP assina esta quarta feira (29) em Aveiro, contratos de objetivos com 434 entidades promotoras que integram a 3.ª edição da rede GIP.
Com a implementação da 3.ª edição de Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) o IEFP pretende reforçar a sua capacidade de atuação, em proximidade aos territórios e às populações, no apoio à inserção profissional dos desempregados.
A criação da nova rede ao abrigo do novo quadro legal – Portaria n.º 140/2015, de 20 de maio, resulta do processo de candidatura, realizado em junho, para autorização de funcionamento de 434 GIP, dos quais 378 a tempo inteiro e 56 a tempo parcial, cuja dimensão e distribuição da rede foi projetada com o objetivo de reforçar a cobertura territorial ao nível concelhio destas estruturas.
Com a nova rede de GIP, constituída por 464 estruturas, que integra para além dos 434 GIP, três redes destinadas a públicos específicos com especiais dificuldades de inserção, o IEFP reconhece a importância de reforçar as suas respostas no apoio à inserção profissional. Concretiza-o através da promoção de uma abordagem multidisciplinar e de proximidade na resposta a situações de desemprego e de maior desfavorecimento face ao mercado de trabalho.