Home » Atualidade » Nacional » IEFP promove apoia à inserção profissional de jovens e adultos

IEFP promove apoia à inserção profissional de jovens e adultos

O Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP) assinou esta quinta-feira, 12 Protocolos com outras tantas entidades coordenadoras da Rede Local de Intervenção Social (RLIS), para apoiar a inserção profissional de jovens e adultos com maior desfavorecimento face ao mercado de emprego.

O IEFP dinamiza, desde 2009, uma rede de Gabinetes de Inserção Profissional (GIP), promovidos por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, para apoiar os jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção no mercado de trabalho.

Os GIP constituem-se como uma rede de suporte à intervenção dos serviços de emprego, desenvolvendo em complementaridade com estes, e numa lógica de proximidade aos desempregados, atividades potenciadoras de uma inserção mais rápida e mais sustentada dos desempregados no mercado de trabalho.

Uma nova rede de GIP está neste momento a ser construída, estando em curso o processo de candidatura para autorização de funcionamento de 434 GIP, cuja dimensão e distribuição da rede foi projetada com o objetivo de reforçar a cobertura territorial ao nível concelhio destas estruturas (a tempo inteiro ou a tempo parcial). Atendendo ao particular interesse que o IEFP reconhece no apoio à inserção profissional de públicos mais desfavorecidos, vão ser criados através de protocolos GIP específicos, ficando a rede com um total de 464 GIP.

A Rede Local de Intervenção Social (RLIS) enquadra-se nesta preocupação, uma vez que vem pôr em prática um modelo de intervenção articulada e integrada de entidades públicas ou privadas com responsabilidade no desenvolvimento de respostas sociais no âmbito da ação social, por forma a responder de forma mais eficiente a situações de maior vulnerabilidade e carência ao nível local.

A concretização destas 12 parcerias vai permitir a constituição de Gabinetes de Inserção Profissionais na Rede de Intervenção Social, valorizando a inserção profissional dos desempregados, através do desenvolvimento de atividades de apoio à procura ativa de emprego, de captação e divulgação de ofertas de emprego, de apoio à colocação, de divulgação de medidas de emprego, formação profissional e empreendedorismo, entre outras atividades de apoio à inserção enquadradas num contrato de objetivos acordado entre o serviço de emprego e a entidade RLIS em função das necessidades locais.

Com estes Protocolos o IEFP afirma em comunicado que reconhece a importância de uma abordagem multidisciplinar e de proximidade na resposta a situações de desemprego e de maior desfavorecimento face ao mercado de trabalho, promovendo uma ação integrada entre as áreas da promoção do emprego e da segurança e ação social.

O investimento na rede de GIP, para o total de 464 GIP, representa cerca de 4,4 milhões de euros em 2015 e 5 milhões de euros em 2016, para um total de 825 mil abrangidos nos dois anos. Relativamente aos 12 GIP RLIS, estima-se um investimento financeiro para 2015 e 2016 de cerca de 230 mil euros para um total de 15.500.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.