Home » Atualidade » Nacional » Igualdade de género ao nível local debatida em Lisboa
Igualdade de género ao nível local debatida em Lisboa
Igualdade de género ao nível local debatida em Lisboa

Igualdade de género ao nível local debatida em Lisboa

igualdade de genero_abO Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), recebe no próximo dia 27 de Junho (14H00), o Colóquio Internacional Local Gender Equality – Mainstreaming de Género nas Comunidades Locais.

No culminar do Projeto LGE – Local Gender Equality, o encontro serve para dar a conhecer os Guias desenvolvidos nas diversas áreas do poder local, tais como o Urbanismo, Mobilidade e Segurança, Saúde e Ação Social, Educação, Emprego, Formação e Violência no Trabalho, Cultura, Desporto, Juventude e Lazer.

A sessão de abertura vai contar com a participação do Ministro-adjunto Eduardo Cabrita; a Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género – CIG Fátima Duarte; o Primeiro Secretário da Real Embaixada da Noruega Bent Bakken; o Representante do Centro de Estudos Sociais Manuel Carvalho da Silva e a Coordenadora do Projeto LGE Virgínia Ferreira.

Na sessão de encerramento vão estar ainda Lurdes Morais da CH Academy; o Presidente da Câmara de Lagoa Francisco José Malveiro Martins; o Presidente da Câmara de Mangualde João Azevedo; o Presidente da Câmara de Pombal Luís Diogo de Paiva Morão Alves Mateus e representantes das autarquias de Póvoa de Lanhoso e de Ferreira do Alentejo.

O LGE – Local Gender Equality é um projeto internacional no âmbito da Igualdade de Género promovido pelo Centro de Estudos Sociais (CES/UC) e desenvolvido em parceria com as Autarquias de Ferreira do Alentejo, Lagoa, Mangualde, Pombal e Póvoa de Lanhoso. O projeto conta ainda com a entidade consultora CH Academy e com o parceiro internacional Centre for Gender Research da Universidade de Oslo. É financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 (EEA Grants) operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género no âmbito da call “Desenvolvimento de instrumentos e métodos promotores da igualdade de género ao nível local”.

Tem como principais objetivos desenvolver metodologias e instrumentos para a promoção de igualdade de género e da facilitação da conciliação entre esferas da vida, pelas estruturas de governação local; conceber, experimentar e validar instrumentos com as autarquias parceiras e os seus stakeholders nos vários domínios de atuação territorial – Urbanismo, Habitação e Ambiente; Educação, Saúde e Ação Social; Cultura, Desporto, Juventude e Lazer; Gestão de Pessoas, Formação e Emprego; Comunicação e Cidadania Participativa; Mobilidade e Segurança; promover uma reflexão conjunta sobre a mudança social desejada no âmbito da igualdade de género, combatendo as injustiças observadas; disseminar e partilhar resultados e instrumentos do projeto por todas as autarquias; inspirar, motivar e facilitar a mudança no âmbito da igualdade de género nos municípios.

No âmbito do projeto foram produzidos Guias de Mainstreaming de Género nas Comunidades Locais que providenciam orientações concretas e metodologias validadas para adoção da perspetiva de igualdade de género na ação local, uma vez que reúnem fundamentos, procedimentos, instrumentos e boas práticas, que sustentam a pertinência de intervenção nas respetivas áreas. Foram ainda realizadas ações de formação nos municípios parceiros e convidados de municípios vizinhos, tendo em vista a disseminação das metodologias e ferramentas criadas no âmbito do projeto.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.