Home » Atualidade » Nacional » III Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira no Algarve

III Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira no Algarve

A III Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira no Algarve, decorre de 3 e 6 de setembro, no centro histórico, ao longo das margens do rio Gilão e zonas adjacentes, da cidade.

A edição 2015 conta com grandes novidades, onde se destaca mais um dia de programação e o crescimento da feira, não só no que se refere a expositores e animação, como também a novos espaços, nomeadamente, um espaço dedicado às crianças, o Largo do Brincar, a ocupação da colina de Santa Maria e do Castelo de Tavira. Destaque ainda para a realização do Festival Internacional SlowMed, entre os dias 4 a 6 de setembro.

A programação apresenta atrativos para todos os públicos, feira institucional, mercado de produtores, o Festival Internacional SlowMed, oficinas de culinária, Praça da Convivialidade com restauração, músicas e oficinas de danças mediterrânicas, bailes populares, aconselhamento nutricional e cardiológico, jogos tradicionais, exposições temáticas, lançamento de edições, brinquedos e jogos para crianças e exposição de espécies mediterrânicas.

Estão, ainda, previstos espetáculos todas as noites: cante alentejano, pelo Grupo Coral “Os Cardadores”, e viola campaniça, por Pedro Mestre, com “Campaniça do despique”, Rabih Abou-khalil e Ricardo Ribeiro com fado e geografias musicais do Líbano (dia 3), o flamenco andalusi dos espanhóis Chekara e a pizzica dos eletrizantes italianos “Zimbaria” (dia 4), os catalães Jordi Molina e Perepau Jimenez responsáveis pela Sinfonia do Mediterrâneo, os sírios “Sufi Dance & Trance”, e a música popular portuguesa com Vitorino (dia 5), “Acordeões em sintonia” e um grande baile de encerramento (dia 6). Enriquecem a programação, todas as noites, os bailes tradicionais com “Aqui há baile”, “Marina Quiero Bailar”, Laurent Geoffroy, “Duo Sesam”, Pello Irurzun, entre muitos outros…

A programação conta ainda com oficinas de dança, os concertos de Josué Nunes, Gonçalo Pescada, “Al Fanfare”, o fado de Juan Santa Maria, a poesia performativa da “Armação do Artista” e Banda Musical de Tavira, o teatro itinerante com os “Ao Luar Teatro” e “D. Roberto, o Algarvio”, Eduardo Ramos traz-nos os sons do norte de África, a percussão dos Bombos e Adufes da Casa do Povo do Paul, e o folclore dos Ranchos Folclóricos de Tavira e Santo Estêvão, entre muito mais!

Estão agendados seminários, visitas às coleções de fruteiras do Centro Agrário, uma marcha passeio da Dieta Mediterrânica e atividades de animação turística – passeios pedestres, passeios de interpretação ambiental, passeios na Ria Formosa, observação de aves, de cavalos-marinhos e de golfinhos, passeios de BTT.

Haverá, novamente, a “Praça da Convivialidade”, este ano localizada junto ao Castelo de Tavira no Parque do Palácio da Galeria, com a presença de quatro restaurantes da região: “O Convento”, “Tasca Rasca”, “Sabores da Ria” e “7imeio”.

Também os restaurantes do concelho se associam à Feira da Dieta Mediterrânica. Cerca de 25 estabelecimentos apresentam, de 3 a 6 de setembro, menus que valorizam a diversidade da gastronomia relacionada com a Dieta Mediterrânica.

Será mais um momento de celebração das culturas e de partilha, de artes, de valorização dos produtos locais da terra e do mar, de encontro de amigos à volta da mesa, de transmissão de conhecimentos sobre alimentação e comportamentos saudáveis.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.