Home » Economia » Imobiliário » Imobiliário comercial Europeu faturou 264 MM de euros!
Avenida Liberdade Lisboa - Cushman Wakefield _ab
Avenida Liberdade Lisboa - Cushman Wakefield _ab

Imobiliário comercial Europeu faturou 264 MM de euros!

O volume de investimento em imobiliário comercial na Europa, no último trimestre de 2015, bateu um novo recorde, alcançando os 70 mil milhões de euros, totalizado um volume de negócios anual de 264 mil milhões de euros, valor que ultrapassou o ultimo recorde de 2007 de 230 mil milhões.

Segundo os últimos dados publicados pela Cushman & Wakefield, o investimento imobiliário continua a crescer em todos os mercados, com o Reino Unido a atrair a maior parte do volume registado. Contudo, muitos outros mercados tiveram um crescimento grande desde 2104, como a Alemanha a regista um aumento de 41% chegando aos 53 mil milhões; Espanha cresceu 36% e Itália 67%, com um total dos valores de investimento na ordem dos 11 e 8 mil milhões de euros respetivamente.

O ano de 2015 foi igualmente excecional em Portugal, tendo o mercado de investimento imobiliário mais do que duplicado face ao registado em 2014, atingindo em 2015 um novo máximo histórico de €1,9 mil milhões.

Os investidores estrangeiros tiveram um papel preponderante, representando 89% do volume transacionado. O capital oriundo dos EUA foi o mais significativo, responsável por 800 milhões de euros, seguido por Espanha e Alemanha, ambos com 220 milhões de euros.

Também a nível nacional, o setor de retalho retomou a liderança em termos de volume de capital, representando 60% do total, seguido pelo setor de escritórios, responsável por 23%.

A evolução das yields prime de referência acompanhou a tendência de recuperação do mercado, com descidas trimestrais sucessivas, as quais em termos de agregado anual variaram 100 pontos base.

No final de 2015, o indicador situava-se nos 5,25% para escritórios, 5,00% para comércio de rua, 5,50% para centros comerciais e 7,00% para industrial. Em 2016 o investimento imobiliário comercial deve manter a sua tendência em alta, sendo possível que se atinja mais um máximo histórico em termos de volume.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.