Home » Economia » Energia » Impostos sobre a fatura da energia na UE
Impostos sobre a fatura de energia na UE

Impostos sobre a fatura da energia na UE

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem estado a ter um impacto significativo em várias áreas da economia, particularmente no sector da energia. Os países europeus foram os mais afetados, em 2022, muitos consumidores foram forçados a mudar os seus hábitos de consumo, devido ao impacto das contas de energia exorbitantes.

Analisados os últimos dados disponíveis por países da UE, para classificar não só o montante pago sobre o consumo doméstico de kWh, mas também a carga fiscal imposta por cada país, sobre a fatura energética e de acordo com os últimos dados publicados pelo Eurostat e divulgados pela HelloSafe Portugal, a carga fiscal em Portugal na ordem dos 13%, coloca o país na 22ª posição dos países da União Europeia.

A influência da guerra sobre o preço da energia tem sido tal que vários países foram forçados a reduzir os impostos, ou a margem de lucro resultante, para que os consumidores possam pagar a conta, como foi o caso em Portugal. O país manteve a linha dos impostos cobrados, mas como o preço da energia aumentou significativamente, o montante cobrado hoje é muito inferior.

Em Dezembro de 2018, os consumidores portugueses estavam a pagar cerca de 123% de imposto por cada kWh consumido. Entre Dezembro de 2021 e Dezembro de 2022, o montante de imposto pago por kWh passou de 86% para 13%.

Alguns países, ainda mais afetados, tiveram mesmo de fornecer subsídios para conter o aumento, como foi o caso dos Países Baixos. De acordo com os últimos dados disponíveis do Eurostat, o preço por kWh antes de impostos no país é de 0,3197 euros, mas o preço final para o consumidor é de 0,135 euros. Apesar disto, os consumidores são confrontados com um aumento de 199% em comparação com a energia paga no ano passado.

De acordo com dados do Eurostat, Malta, Portugal e Luxemburgo são os países da UE que mantiveram o preço final mais estável da energia nos últimos meses. Embora muitos países tenham registado um aumento significativo nos preços da eletricidade, estes três países conseguiram manter um nível de preços final relativamente constante para o consumidor.

Fonte: Eurostat / CountryEconomy / HelloSafe Portugal

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.