Home » Cultura » Exposições* » Inéditos de Bela Silva no Museu do Oriente
Desorient Express inéditos de Bela Silva no Museu do Oriente
Desorient Express inéditos de Bela Silva no Museu do Oriente

Inéditos de Bela Silva no Museu do Oriente

O Museu do Oriente inaugura a 6 de Outubro, a exposição Desorient Express, uma iniciativa inédita que apresenta obras contemporâneas em cerâmica, da autoria da artista Bela Silva, lado a lado com peças da coleção permanente Presença Portuguesa na Ásia, datadas dos séculos XVII a XIX.

Como que “desorientando” ou “desalinhando” a leitura da Ásia patente no Museu do Oriente, Bela Silva inspirou-se nas peças do museu para criar trabalhos em cerâmica que funcionam como provocações, desafios ou contrapontos, quer do ponto de vista formal e estético, quer ao nível do seu peso histórico ou simbólico. O que se oferece ao visitante é a visão da artista sobre a Ásia através de obras sensoriais, cheias de ironia, sensualidade e humor, modeladas em cerâmica. Formas quase selvagens, entre o barroco e o abstracto, e criaturas grotescas interagem com peças emblemáticas como os trajes chineses de Dragão, as máscaras rituais timorenses de culto aos antepassados ou um kimono de cerimónia japonês.

Uma das várias releituras possíveis à narrativa do Museu, Desorient Express pretende, de acordo com a curadora Catarina Pombo Nabais, “provocar uma experiência de desorientação do pensamento”, remetendo para um Oriente imaginário e simbólico, ao invés de histórico.

Natural de Lisboa, Bela Silva estudou nas escolas de Belas-Artes do Porto, Lisboa e Norwich, bem como na Ar.Co e no Art Institute of Chicago. Do seu percurso artístico constam várias exposições internacionais – a solo e colectivas –, a coordenação de workshops de cerâmica e ainda residências artísticas em Kohler (EUA) e na Fábrica Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha).
Entre as suas obras de maior destaque contam-se peças de arte pública como os painéis de azulejo da estação de Metro de Alvalade, em Lisboa, e para os jardins do Centro Cultural de Sakai (Japão).

A exposição está patente até 31 de Dezembro.

Desorient Express – Exposição de Bela Silva
Inauguração | 6 de Outubro | 18.30

Até 31 de Dezembro

Terça-feira a domingo: 10.00-18.00
(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22.00)

Encerra à segunda-feira

Preço: € 6,00 (entrada no Museu do Oriente)

Curadoria: Catarina Pombo Nabais
Arquitectura da exposição: Hugo Luz

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

www.museudooriente.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.