Home » Atualidade » Nacional » INEM reforça capacidade de resposta na Região do Algarve
INEM reforça capacidade de resposta na Região do Algarve
INEM reforça capacidade de resposta na Região do Algarve

INEM reforça capacidade de resposta na Região do Algarve

A Região do Algarve vai contar neste Verão com um reforço de meios do INEM, mais 7 ambulâncias e 2 motociclos, meios que melhoram a capacidade de resposta, face ao disparar do aumento de residentes temporários.

A cerimónia de celebração dos protocolos de cooperação entre o INEM, os Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, teve lugar na segunda-feira (17), no auditório da CCDR Algarve em Faro, onde foram assinados os protocolos de cooperação, na presença dos representantes das diversas entidades envolvidas e convidados.

No decorrer da sessão, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dr. Paulo Morgado, enaltecendo a disponibilidade da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros para assumirem esta colaboração com o INEM, destacou que «hoje é um dia muito importante para o Algarve. Com estes protocolos consegue-se fazer um reforço de meios do INEM na Região que representa o dobro daquele que foi feito no ano passado».

«Este esforço que o INEM está a fazer significa dinheiro. Quanto mais meios existirem no terreno maior é o investimento que o INEM faz, portanto agradeço ao INEM que, apesar das dificuldades, soube encontrar os meios para conseguir colocar no terreno um dispositivo que conseguirá prestar um serviço melhor e mais segurança à nossa população», salientou, acrescentando ainda que «é importante sinalizar também que finalmente Alcoutim vai ter um Posto de Emergência Médica (PEM), desejo antigo e agora concretizado. Estamos a caminhar para ter o Algarve todo coberto com meios de emergência facilmente acessíveis e com equidade para todos os cidadãos quer eles vivam na serra, no barrocal ou nas zonas do litoral».

No mesmo âmbito, o Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Dr. Luís Meira, destacou a importância destes protocolos de colaboração com os Bombeiros e com a Cruz Vermelha Portuguesa para em conjunto, conseguirmos responder às necessidades da população quer em acidentes quer em situações de doença súbita, estamos em condições de assegurar o socorro e assistência em emergência seja feita com a capacidade, a competência e os recursos necessários no terreno, lembrando ainda que «é importante começar a olhar para o Algarve não só no Verão mas ao longo de todo o ano, visto que a sazonalidade do turismo vai-se esbatendo e a região consegue ter cada vez mais visitantes todos os meses do ano».

Na sua intervenção o Presidente do conselho executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Dr. Jaime Marta Soares, elogiando este juntar de vontades, realçou que esta foi «uma cerimónia simples, mas com um profundo objetivo que nos mostra que estamos a ir para um novo e melhor caminho na melhoria da prestação de cuidados às nossas populações», o que mostra uma nova abertura do INEM e reforço de uma coabitação e parceria com os bombeiros para servir melhor e com confiança as nossas populações. No mesmo sentido, o Presidente da Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, Dr. Norberto Martins, destacou «a vasta experiência e tradição da Cruz Vermelha Portuguesa nesta área de intervenção, mostrando-se convicto de que estão capacitados para dar uma resposta adequada em articulação com o INEM».

Assim sendo, ao dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 37 meios de emergência médica disponíveis em permanência, o reforço sazonal de meios do INEM prevê mais 7 ambulâncias e 2 motociclos, assim distribuídos:

1 ambulância de socorro na CVP de Portimão, sediada em Portimão
1 ambulância de socorro na CVP de Tavira, sediada em Altura (Castro Marim)
1 ambulância de socorro na CVP Faro-Loulé, sediada em Almancil
2 ambulâncias de socorro na CVP Albufeira-Silves, sediadas em Ferreiras e Armação de Pera
1 ambulância de socorro nos Bombeiros de Portimão
1 ambulância de socorro nos Bombeiros Albufeira
1 motociclo de emergência médica do INEM em Portimão
1 motociclo de socorro nos Bombeiros Albufeira

Alguns dos meios que integram o dispositivo de reforço sazonal estão já em atividade desde o passado dia 1 de junho e vão continuar até ao dia 30 de setembro.

De referir ainda que por ocasião da 36.ª Concentração Internacional de Motos, o INEM vai ainda colocar em funcionamento nos dias 21, 22 e 23 de julho, na cidade de Faro, mais 1 ambulância de suporte imediato de vida e mais 1 motociclo de emergência médica.

Com a constituição de um Posto de Emergência Médica no Corpo de Bombeiros Voluntários de Alcoutim o INEM capacita, à exceção do concelho de Castro Marim que não dispõe de Bombeiros ou CVP, a totalidade dos concelhos do Algarve com uma Ambulância do INEM. A partir desta data, este Corpo de Bombeiros inicia o processo conducente à operacionalização de uma Ambulância de Socorro subsidiada pelo INEM e que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho, reforçando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita.

O INEM recorda, ainda, que reforçou recentemente a sua presença na região algarvia, com a reativação funcional da sua Delegação Regional, a qual havia sido desativada em 2012.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.