Home » Economia » Neg√≥cios » Infla√ß√£o: Pre√ßo do Caf√© ultrapassa a barreira t√©cnica
Inflação: Preço do Café ultrapassa a barreira técnica

Inflação: Preço do Café ultrapassa a barreira técnica

O pre√ßo do caf√© cotado pela Intercontinental Exchange (ICE) registou na √ļltima semana 197$, tendo ultrapassado a barreira dos 195$ por saca. Nas √ļltimas duas semanas, o pre√ßo n√£o conseguiu fechar acima desta primeira resist√™ncia t√©cnica. No entanto, assistimos agora a uma for√ßa compradora com potencial para romper esta zona de resist√™ncia.

Caso o preço atinja os 205$ por saca, poderá haver espaço para mais um forte aumento dos preços, o que levaria a uma valorização do café que poderia chegar aos 220$ por saca. Caso este cenário se verifique, o café arábica poderá atingir um preço de quase 50% mais elevado do que os preços negociados no final de setembro.

Inflação: Preço do Café ultrapassa a barreira técnica

Esta volatilidade é explicada pelo facto de os stocks cotados na ICE terem vindo a aumentar a um ritmo muito mais lento do que aquilo que era esperado, depois de terem quase atingido os mínimos históricos em novembro. Esta tendência indica problemas graves de oferta que, caso se continue a verificar, poderá levar a novas subidas dos preços do café.

Em causa est√° uma nova legisla√ß√£o relacionada com a certifica√ß√£o do caf√© que entrou em vigor no in√≠cio do m√™s. At√© a√≠, o caf√© que permanecia demasiado tempo nos armaz√©ns poderia receber uma ‚Äúpenaliza√ß√£o por antiguidade‚ÄĚ. Isto levava os comerciantes a introduzir v√°rias vezes os mesmos stocks, de modo a evitar a perda das despesas associadas √† produ√ß√£o de caf√©.

No entanto, desde o dia 1 de dezembro, uma nova legisla√ß√£o veio proibir que os mesmos stocks fossem vendidos m√ļltiplas vezes. Por este motivo, v√°rios agentes optaram por reduzir as quantidades disponibilizadas, por modo a evitar penaliza√ß√Ķes, resultando numa forte quebra dos invent√°rios.

Fonte: XTB

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.