Site icon Ipressjournal

Iniciativas da SPAVC no âmbito da Quinzena do AVC

Iniciativas da SPAVC no âmbito da Quinzena do AVC

No âmbito da Quinzena do AVC, uma iniciativa com vista à sensibilização para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) está a programar, em conjunto com outros parceiros, algumas atividades que irão decorrer em formato online, para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC.

Comemorado anualmente a 31 de março, o objetivo do Dia Nacional do Doente com AVC passa por sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal e promover a melhoria das práticas profissionais de saúde prestadas aos doentes com AVC.

Neste sentido, a SPAVC organiza um conjunto de webinars que fazem parte do programa de atividades da Quinzena do AVC, que começou a 24 de março e vai estender-se até 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

Antecedendo o Dia Nacional do Doente com AVC, o primeiro webinar, organizado pela SPAVC, em conjunto com a Boehringer Ingelheim, será dedicado ao tema “O AVC na Pandemia: O que ficou por fazer?” e terá lugar no dia 30 de março, pelas 21h00. Esta sessão exclusiva para profissionais de saúde será moderada pela jornalista Patrícia Matos e contará com as palestras da Dr.ª Ana Paiva Nunes e do Dr. Pedro Fonte, respetivamente, especialistas de Medicina Interna e de Medicina Geral e Familiar. As inscrições são gratuitas e terão de ser feitas através do seguinte link: https://forms.gle/5Nqvp4G4zpT8ZGsi9.

Por sua vez, o webinar “Reabilitação do AVC, desde o internamento até ao domicílio” é uma ação conjunta da SPAVC e do CONSANAS Hospital da Prelada, que decorrerá no dia 31 de março, Dia Nacional do Doente com AVC, pelas 18h00. Coordenada pelos Drs. Jorge Laíns e Renato Nunes, a sessão de acesso livre terá a duração de uma hora, durante a qual serão apresentados conceitos gerais sobre o tema e abordados tópicos como a fase aguda, a orientação do doente, a fase subaguda/programas de internamento, e a fase crónica/integração/comunidade.

No dia seguinte ao término da Quinzena do AVC, a 8 de abril, vai decorrer o webinar “O papel ativo do Enfermeiro para além das portas da U-AVC”. Esta é uma sessão organizada conjuntamente pela SPAVC e pela iniciativa Angels, em colaboração com a Portugal Angels Nurse Task Force, e tem início marcado para as 18h00.

Para saber mais sobre estas atividades que a SPAVC está a preparar, aceda a https://spavc.livewebinar.pt.

Sendo esta uma efeméride de relevância para a agenda da Medicina Nacional, a SPAVC convidou um dos seus membros, a Dr.ª Liliana Pereira, neurologista do Hospital Garcia de Orta, para ser embaixadora do Dia Nacional do Doente com AVC.

A especialista acrescenta que “nos canais de redes sociais iremos desenvolver uma campanha multimédia dirigida à população, com explicações simples, mas de extrema importância, no que toca à prevenção, sinais de alerta e atitudes a tomar em caso de AVC”, em colaboração com a Boehringer Ingelheim.

“A SPAVC apoia ainda outras iniciativas paralelas a decorrer durante esta quinzena, que temos vindo a divulgar via email e redes sociais”, refere a Dr.ª Liliana Pereira.

A Embaixadora da SPAVC para este dia salienta também a inauguração da Unidade de AVC do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, enquanto “motivo para celebrarmos”, dado constituir “um reforço dos cuidados de saúde organizados dedicados a esta patologia”.

“Não perca a oportunidade de fazer parte das várias iniciativas organizadas no âmbito da Quinzena do AVC”, apela a médica, enquanto repto para toda a população. “Siga-nos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, pesquisando Sociedade Portuguesa do AVC. Esperamos por si. Juntos, venceremos o AVC”.

Partilhe:
Exit mobile version