Home » Sociedade » Escolas e universidade » Instituto Piaget lança novas licenciaturas em Gaia
Instituto Piaget lança novas licenciaturas em Gaia

Instituto Piaget lança novas licenciaturas em Gaia

O Instituto Piaget anunciou o lançamento de duas novas licenciaturas, Desporto e Educação Básica, no ano letivo 2021/2022, que vão ser lecionadas no seu Campus de Vila Nova de Gaia.

Os dois cursos estão integrados na Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia (ESDE JP/VN Gaia), uma nova unidade orgânica do Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte, recentemente aprovado por decreto-lei do Governo.

Esta nova unidade orgânica beneficia do know-how acumulado pelo Instituto Piaget, o qual desenvolveu ao longo de mais de 40 anos ao serviço do ensino uma matriz formativa própria. Entre as marcas distintivas – para além do rigor científico e da qualidade do corpo docente – sobressaem a ação de proximidade permanente entre a comunidade docente e não docente e os alunos, bem como a presença assinalável do Instituto nos territórios onde está implantado.

As candidaturas para as duas licenciaturas abriram esta semana, tanto para os estudantes provenientes do 12º ano (concurso institucional) como para aqueles que se candidatarem através do concurso especial de acesso a maiores de 23 anos ou dos concursos especiais para titulares de um curso profissional ou artístico. A todos os que se inscreverem na primeira fase é garantido um desconto de 5% na propina.

As duas licenciaturas que vêm enriquecer a atual oferta formativa do Instituto Piaget na zona norte dão continuidade à tradição na formação de profissionais no âmbito da educação (em que o Piaget já formou em Portugal mais de 25 mil educadores de infância e professores) e desporto.

Para Paula Rodrigues, docente no Campus de Vila Nova de Gaia, “o aumento considerável de emprego no desporto, de acordo com os dados da Direcção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da União Europeia, vem consolidar a importância que a formação de diplomados nesta área possui para dar resposta aos desafios do futuro”.

Paula Rodrigues acrescenta que “o 1.º ciclo de estudos em Desporto, possibilitando a especialização em duas variantes profissionais, Exercício e Saúde ou Treino Desportivo, visa formar profissionais com competências académicas, de índole científica, pedagógico-didática e metodológica, capazes de responder de forma rigorosa às necessidades do sistema desportivo e de atender às crescentes exigências, desafios e expectativas do mercado de trabalho”.

Por seu turno, Alcina Figueiroa, coordenadora da nova licenciatura de Educação Básica, destaca a elevada relevância que a área de educação tem vindo a assumir nas últimas décadas em contraponto ao facto de o corpo docente no ativo estar envelhecido, com 41% dos professores do ensino público a terem 50 e mais anos de idade. E conclui: “Esta licenciatura reúne os requisitos para ser uma referência na formação de profissionais na área da Educação, proporcionando aos estudantes formação avançada nas suas áreas fundamentais e perspetivando-se como uma valia inegável no progressivo desenvolvimento das profissões e nas exigências do mercado de trabalho”.

Além da Escola Superior de Desporto e Educação, o novo Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte inclui ainda a Escola Superior de Saúde, já em funcionamento, com diversos cursos na área da Saúde (enfermagem, fisioterapia, osteopatia e acupunctura).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.