Home » OPINI√ÉO... » Artigo de Opini√£o » Intelig√™ncia Intergeracional conex√£o e comunica√ß√£o
Inteligência Intergeracional conexão e comunicação

Inteligência Intergeracional conexão e comunicação

Conectar e comunicar entre diferentes gera√ß√Ķes √© uma tarefa dif√≠cil, muito dif√≠cil. Porqu√™? Porque cada gera√ß√£o nasceu e desenvolveu-se num per√≠odo hist√≥rico, social, econ√≥mico e cultural distinto. Se entre pa√≠ses vemos diferen√ßas, entre gera√ß√Ķes elas tamb√©m existem e, por vezes, n√£o as queremos ver.

Paremos na rua para observar. Hoje temos no mundo Ocidental pelo menos sete gera√ß√Ķes:

A Geração Grandiosa ou Grande Geração que nasceu entre 1901 e 1924, que lutou na Segunda Guerra Mundial e que se desenvolveu durante a Grande Depressão.

A Geração Silenciosa ou Geração dos Pouco Afortunados que nasceu entre 1925 e 1945 e que lutou na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coreia.

A Geração Baby Boomers que nasceu entre 1946 a 1964 após a Segunda Guerra Mundial, numa altura em que se deu um aumento na taxa de natalidade.

A Geração X que nasceu entre 1965 e 1979 e que se desenvolveu num tempo hippie com ideais, que se desenvolveu num tempo incerto, hostil, de Guerra Fria, mas também num tempo em que viu nascer o computador pessoal, a internet, o telemóvel, a impressora e o e-mail.

A Gera√ß√£o Y que nasceu entre 1980 e 1990 e que se desenvolveu num tempo de grandes avan√ßos tecnol√≥gicos e prosperidade econ√≥mica: televis√£o por cabo, videojogos, um tempo de facilidades oferecidas pelos respectivos pais, uma era digital de f√°cil acesso √† internet, tornando-se numa a gera√ß√£o com preocupa√ß√Ķes ambientais e de causas sociais.

A Geração Z ou Nativos Digitais que nasceu entre 1991 e 2010 e que se desenvolveu num tempo de uma enorme expansão da internet e dos aparelhos tecnológicos, num tempo de uma conexão online ininterrupta, dos fones nos ouvidos e de um mundo global, num tempo de trabalhar a partir de casa ou num co-work, num tempo de ter um blogue ou um canal youtube, tornando-se numa geração que fala pouco e ouve ainda menos.

Como √© que estas sete diferentes gera√ß√Ķes se movimentam? Como √© que elas se exprimem? Como √© que elas se vestem?

Repararam nalguma diferença entre elas? Repararam nalguma particularidade de cada uma das sete?

Talvez j√° vos tenha acontecido que, para a mesma situa√ß√£o, uma pessoa da Gera√ß√£o Silenciosa vos disse ‚Äúescreve-me‚ÄĚ, outra da Gera√ß√£o Baby Boomers vos disse ‚Äútelefona-me‚ÄĚ, outra da Gera√ß√£o X vos disse ‚Äúenvia-me um email‚ÄĚ, outra da Gera√ß√£o Y vos disse ‚Äúenvia-me um sms‚ÄĚ e outra da gera√ß√£o Z vos disse ‚Äúenvia-me um whatsapp‚ÄĚ.

Muitos falam de guetos geracionais. Outros de conflito entre gera√ß√Ķes. Voltemos aos conceitos de conex√£o e comunica√ß√£o.

H√° pelo menos quatro coisas que se pode fazer para manter uma boa conex√£o e manter as linhas de comunica√ß√£o abertas entre estas sete gera√ß√Ķes:

1. estar dispon√≠vel, conversar e preocupar-se com as outras gera√ß√Ķes;

2. conviver semanalmente numa actividade individualizada com as outras gera√ß√Ķes, e conhecer e reconhecer os respectivos interesses e hobbies;

3. partilhar pensamentos e reflex√Ķes com as outras gera√ß√Ķes, escutar activamente as suas preocupa√ß√Ķes e pontos de vista exprimindo o interesse pelo que dizem sem se mostrar intrusivo, impaciente, irritado ou defensivo;

4. repetir o que ouviu para garantir que se compreendeu correctamente, respondendo de forma que ou√ßam, e suavizar reac√ß√Ķes fortes, expressando a sua opini√£o, mas reconhecendo que est√° certo discordar, resistindo a argumentar sobre quem est√° certo e concentrando-se nos sentimentos das outras gera√ß√Ķes durante a conversa.

Estaremos a falar de um novo QI? O Quociente da Inteligência Intergeracional?

Por: Marta Pimenta de Brito
Apimprensa / C.S.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.