Home » Saúde » Internistas defendem plano nacional para a Hepatite C

Internistas defendem plano nacional para a Hepatite C

Numa altura em que a hepatite C e o seu tratamento estão na ordem do dia, o Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) defende que é urgente e obrigatório estabelecer um plano nacional para a hepatite C para garantir a equidade de acesso ao tratamento da doença e para pôr fim às decisões individuais de cada hospital.

“Não pode prever-se com segurança a evolução de cada doente, pelo que todos devem ser considerados candidatos ao tratamento, embora a dificuldade de acesso à melhor terapêutica possa impor a priorização dos mais graves”, explica o secretariado do NEDF.

O NEDF considera que os novos fármacos para o tratamento da hepatite C constituem uma inovação disruptiva e apresentam custo-efetividade dentro dos parâmetros até aqui aceites, embora seja desejável e possível obter preços mais baixos. Permitem hoje obter a cura em mais de 90 por cento dos doentes, com terapêutica oral, sem interferão e quase sem efeitos adversos. “Para quem, como nós, está habituado a seguir doentes crónicos e conhece o impacto e os custos da doença crónica nos serviços de saúde, poder curar uma destas doenças em 3 meses é algo que supera as melhores expectativas”, afirmam os especialistas.

No entanto, o preço elevado destes fármacos tem sido o único impedimento a que possam ser utilizados, quando indicados. Tendo em consideração o número de doentes a tratar, a escolha do tratamento adequado a cada caso e os preços que poderão ser definidos, o NEDF defende que “poderíamos assegurar a cura de mais de 90 por cento dos doentes com hepatite C, em cinco anos, com menos do que se gasta num ano com o tratamento da infeção VIH (mais de 220 milhões de euros) ”.

A incidência da hepatite C tem vindo a diminuir, pelo que a maioria dos doentes portugueses foi infetada há já muitos anos e mais de 40 por cento têm já cirrose hepática, sendo imperioso o tratamento a curto prazo, com os novos fármacos, sem interferão, em mais de metade dos doentes que seguimos.

O NEDF apela ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, e aos laboratórios farmacêuticos que sejam razoáveis e coloquem acima de tudo o interesse dos doentes nas discussões que decorrem para negociar o custo dos novos tratamentos para a hepatite C, permitindo a adopção do plano que os especialistas há muito defendem e que é essencial para curar a esmagadora maioria dos doentes.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.