Home » Ciência & Tecno » Investigação da Universidade de Aveiro cria têxteis eletrónicos

Investigação da Universidade de Aveiro cria têxteis eletrónicos

Uma equipa internacional de cientistas, da Universidade de Aveiro (UA), liderada pela investigadora Helena Alves, descobriu uma nova técnica para incorporar elétrodos de grafeno transparentes e flexíveis em materiais têxteis.

Esta técnica inovadora permite à indústria têxtil, a partir de agora, produzir roupas com computadores, telefones, leitores mp3, GPS, baterias de telemóvel carregadas com o calor corporal e muitos, muitos mais dispositivos eletrónicos incorporados no próprio tecido.

A imaginação é o limite para as potencialidades da descoberta publicada no final da última semana na revista Scientific Reports do grupo Nature.

“O conceito de tecnologia incorporada na própria roupa está a emergir mas, até agora, tê-la como parte integrante de tecidos têxteis era impossível”, explica Helena Alves, investigadora do CICECO – Aveiro Institute of Materials da UA e líder da equipa. “Os materiais têxteis são frágeis e não toleram muitos dos processos de nanofabricação utilizados para depositar metais e que envolvem temperaturas muito elevadas ou outros processos agressivos”, lembra a cientista. Para além disso, “os tecidos são fibrosos, o que torna difícil a adesão de outros materiais”.

Assim, e até agora, aponta a investigadora, “os vários processos desenvolvidos para incluir dispositivos eletrónicos nos tecidos necessitavam que uma grande camada de material fosse depositada, de forma a ser condutor, mas à custa da transparência e flexibilidade dos tecidos”.

Na investigação publicada pela revista da Nature, para além da cientista Helena Alves do CICECO da UA, estiveram envolvidos cientistas da Universidade de Exeter (Inglaterra), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e as Nanotecnologias (Lisboa), da Universidade de Lisboa e do Centro Belga de Investigação Têxtil.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.