SunPet é o nome da aplicação desenvolvida pelo centro de investigação Fraunhofer AICOS que analisa, em tempo real, o risco de exposição solar. A aplicação móvel combina vários dados como localização GPS, informação pessoal, índices de radiação ultravioleta e tempo de exposição ao sol, apresentando o nível de risco dessa exposição.
Com um design atrativo e de fácil utilização, pensado precisamente para se adaptar a diferentes públicos, o projeto SunPet foi desenvolvido para ajudar a prevenir riscos de cancro e outras doenças relacionadas com a exposição solar prolongada.
A aplicação SunPet foi criada por Fernando Correia, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no âmbito da sua tese desenvolvida no centro de investigação Fraunhofer AICOS com a parceria do IPATIMUP.
O cancro de pele é o tipo de cancro mais frequente, com grande possibilidade de tratamento quando diagnosticado em estádios precoces. A mortalidade tem vindo a aumentar e todos os anos são detetados cerca de mil novos casos de melanoma maligno (cancro de pele com pior diagnóstico) em Portugal.