Site icon Ipressjournal

Investimento imobiliário mundial cresceu 18% em 2013

A Jones Lang LaSalle revela que os volumes globais de investimento imobiliário alcançaram em 2013a nível mundial, os níveis mais elevados desde 2007 não só no 4º trimestre mas no total do ano.

A melhoria da conjuntura económica global e a crescente liquidez impulsionaram os volumes de investimento imobiliário global no 4º trimestre de 2013 para os $183 biliões, revela a Jones Lang LaSalle (JLL). Este resultado contribuiu para que os volumes anuais transacionados em 2013 se fixassem em $549 biliões, exibindo um crescimento de 18% face a 2012.

Os mercados imobiliários mantiveram a sua dinâmica de crescimento nos últimos 12 meses, mesmo em comparação com um final de 2012 já bastante ativo. Além disso, os volumes de investimento registados no 4º trimestre de 2013 superaram a boa performance do trimestre anterior em cerca de 31%, registando ainda um crescimento de 13% face ao mesmo período do ano anterior.
Os volumes globais de investimento em imobiliário terciário na Ásia-Pacífico exibiram o maior crescimento regional, o qual se situou em 26%, significando que os $124 biliões transaccionados em 2013 nesta região se equiparam aos níveis recorde registados em 2007. O (re)emergente mercado Japonês contribuiu de forma significativa para esta performance, crescendo 63% em dólares americanos (se considerarmos uma análise em divisas locais, os volumes duplicaram) e recuperando a sua posição como o terceiro mercado mundial mais ativo, depois do Reino Unido e dos Estados Unidos. Os volumes de investimento atingiram também níveis recorde na China e na Austrália, que registaram crescimentos de 66% e 30%, respetivamente.

O Continente Americano observou uma melhoria sustentada nas condições do mercado e na confiança, apesar dos desafios económicos e políticos no decurso do ano. Os volumes anuais transacionados nesta região alcançaram os $240 biliões, mais 18% face a 2012. Em termos trimestrais, no 4º trimestre o crescimento foi de 17% para os $87 biliões. Os principais mercados, que são os Estados Unidos e o Canadá, cresceram ambos cerca de 20%. O cenário nos mercados mais voláteis da América Latina foi mais heterogéneo, com o Brasil a registar um ano claramente abaixo do esperado.

Os mercado europeus registaram alguns dos melhores resultados desde 2007, com um crescimento europeu agregado de 14% (em dólares) para os $184 biliões. O Reino Unido e a Alemanha, dois dos três maiores mercados, cresceram 19% e 17% respetivamente. Simultaneamente, os mercados de investimento europeus de menor dimensão observaram também níveis muito mais elevados de atividade, bem como todos os setores do mercado imobiliário.

A Jones Lang LaSalle estima que os volumes de investimento imobiliário a nível global superem a marca dos $600 biliões em 2014, atingindo os $625 biliões, num aumento anual de 14% face a 2013. O crescimento mais expressivo deverá ocorrer no Continente Americano, no qual o investimento deverá aumentar cerca de 20% em 2014, considerando o crescimento da economia, a existência de menor ruído político e uma crescente liquidez por via dos mercados de dívida e de capitais. Na Europa, estima-se um 1º trimestre de 2014 excecionalmente forte, o que deverá sustentar um crescimento anual de 10% em 2014. Este crescimento dever-se-á sobretudo à expansão da atividade quer em termos geográficos quer setoriais, suportada pelo crescente fluxo de capital destinado a este setor e  pela melhoria na confiança.

Os mercados da Ásia-Pacífico deverão manter a sua boa performance e ritmo em 2014, dada a recuperação económica global e a procura sólida por parte dos investidores domésticos, motivando a antecipação de um crescimento de 10% no investimento imobiliário nesta região.

Sobre a Jones Lang LaSalle

A Jones Lang LaSalle (NYSE:JLL) é uma empresa de serviços financeiros e profissionais especializados em imobiliário para clientes que procuram obter valor acrescentado na promoção, na ocupação ou no investimento imobiliário.
Com uma faturação anual de $4,0 mil milhões, a Jones Lang LaSalle opera em mais de 1.000 localizações em 70 países. Em representação dos seus clientes, a empresa presta serviços de gestão de propriedades e de instalações corporativas, com um portfólio de 278 milhões de m² geridos mundialmente.
A LaSalle Investment Management, empresa da Jones Lang LaSalle a atuar na área de gestão de investimento, é responsável pela gestão de uma carteira de ativos imobiliários avaliada em mais de 47,6 mil milhões de dólares.
Presente em Portugal desde 1997, a Jones Lang LaSalle conta com uma equipa pluridisciplinar composta por 57 profissionais, desenvolvendo a sua atividade nos mercados de escritórios e retalho, nas áreas de agência, investimento, corporate solutions, consultoria e avaliações, gestão, arquitetura e research.
Partilhe:
Exit mobile version