Site icon Ipressjournal

IV Feira de Arte Contemporânea Transfronteiriça

IV Feira de Arte Contemporânea Transfronteiriça

Mais de 4500 pessoas visitaram a IV Feira de Arte Contemporânea Transfronteiriça, que se realizou em Tavira, no Algarve, no passado fim de semana, de 26 a 29 de Janeiro.

O Festival Transfronteiriço de Arte Contemporânea, organizado pela Fundação Olontia de Arte Contemporânea e A-NAFA (Associação e Núcleo de Fotógrafos Amigos do Algarve), entidades que já preparam a V edição do evento que terá lugar no final de Janeiro de 2024 em Gibraleón, na região da Andaluzia, Espanha.

A entidades organizadoras, fazem um balanço muito positivo de acordo com o número de visitas registadas não só presenciais, mas também pelas redes sociais, uma vez que o evento se caraterizou pela difusão dos atos programados, circunstância que agrega valor à feira, levando seu conteúdo a todos os cantos do mundo. Além de um público heterogêneo de diferentes nacionalidades, a feira contou com representantes da esfera institucional e cultural dos dois lados da fronteira, colocando Tavira no centro das atenções da arte contemporânea na península ibérica.

Presencialmente os visitantes tiveram a oportunidade de visitar os diferentes espaços, com destaque para a Igreja da Misericórdia, local de exposição e venda das obras dos 14 artistas participantes.

Por Espanha: Ana Santos, Víctor Pulido, Ángeles Santotomás, Ángeles Oria, Juan Luis Rod, Enrique Romero Santana e Maria Cañas;

Por Portugal: Hermínio Pinto da Silva, Nuno Borges, Rebeca Felisberto, Carla Mourão, Daniel Vieira, Miguel Andrade e José Crúzio, este último com curadoria do Dr. Hernando Urrutia.

A Igreja da Misericórdia em Tavira, considerado o melhor edifício renascentista do Algarve, acolheu alguns eventos programados, sendo o ponto de partida da feira com o acto inaugural, no qual, contou com a presença da autarca de Gibraleón, Presidente Lourdes Martín, e da Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins.

Para o arranque da feira, a organização contou com a colaboração do Conselho de Andaluzia através do Ministério da Presidência, Interior, Diálogo Social e Simplificação Administração, Conselho Provincial de Huelva, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Câmara Municipal de Tavira, Câmara Municipal de Gibraleón, Casa Álvaro de Campos, Clube de Tavira e Igreja da Misericórdia.

Por se tratar de uma feira de artistas e não de galerias, esta proposta ambiciona todos os anos colocar em diálogo as obras dos artistas das duas margens do Guadiana para aproximar o público e as realidades artísticas geradas no Sul da Península Ibérica, juntando criadores originários das duas margens da foz do rio Guadiana.

A V edição, que se realiza em 2024, voltará a ter Gibraleón como anfitrião deste evento cultural, que soma sucesso e crescimento a cada nova edição, consolidando-se como marca incontornável da arte contemporânea promovida pelas regiões do Algarve e Andaluzia.

Partilhe:
Exit mobile version