Home » Sa√ļde » J√° dispon√≠vel nova vacina contra o dengue
Já disponível nova vacina contra o dengue

Já disponível nova vacina contra o dengue

Já está disponível nas farmácias portuguesas, mediante prescrição médica, um nova vacina contra o dengue,  numa altura em que muitos portugueses se preparam para marcar férias, para Países onde a Dengue é endémica.

Portugal disp√Ķe agora de uma nova ferramenta para a preven√ß√£o da dengue, uma doen√ßa viral transmitida por mosquitos que se encontra entre as 10 principais amea√ßas globais √† sa√ļde p√ļblica, de acordo com a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS). Prevalente em mais de 125 pa√≠ses, o v√≠rus causa 390 milh√Ķes de infe√ß√Ķes e 500.000 hospitaliza√ß√Ķes por ano em todo o mundo e √© a segunda causa de febre mais frequentemente diagnosticada em viajantes que regressam √† Europa de pa√≠ses end√©micos, confirma a OMS.

A nova vacina, que n√£o √© comparticipada pelo sistema nacional de sa√ļde, √© comercializada pela biofarmac√™utica japonesa Takeda, com aprova√ß√£o pelo Infarmed em dezembro de 2022, para a preven√ß√£o da doen√ßa da dengue causada por qualquer serotipo, em pessoas com quatro anos ou mais.

De acordo com o Prof. Filomeno Fortes, diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa (IHMT-NOVA), a chegada desta nova vacina contra a dengue vem trazer esperan√ßa na redu√ß√£o da mortalidade provocada por esta doen√ßa. “Gra√ßas √† investiga√ß√£o, temos uma nova ferramenta para que os viajantes, que visitam zonas end√©micas, previnam a infe√ß√£o por Dengue e, consequente, risco de morbilidade e mortalidade e a propaga√ß√£o do v√≠rus pela Europa.”

Esta vacina demonstrou uma proteção global contra a doença da dengue e hospitalização até quatro anos e meio após a vacinação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.