Site icon Ipressjournal

Já disponível nova vacina contra o dengue

Já disponível nova vacina contra o dengue

Já está disponível nas farmácias portuguesas, mediante prescrição médica, um nova vacina contra o dengue,  numa altura em que muitos portugueses se preparam para marcar férias, para Países onde a Dengue é endémica.

Portugal dispõe agora de uma nova ferramenta para a prevenção da dengue, uma doença viral transmitida por mosquitos que se encontra entre as 10 principais ameaças globais à saúde pública, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Prevalente em mais de 125 países, o vírus causa 390 milhões de infeções e 500.000 hospitalizações por ano em todo o mundo e é a segunda causa de febre mais frequentemente diagnosticada em viajantes que regressam à Europa de países endémicos, confirma a OMS.

A nova vacina, que não é comparticipada pelo sistema nacional de saúde, é comercializada pela biofarmacêutica japonesa Takeda, com aprovação pelo Infarmed em dezembro de 2022, para a prevenção da doença da dengue causada por qualquer serotipo, em pessoas com quatro anos ou mais.

De acordo com o Prof. Filomeno Fortes, diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa (IHMT-NOVA), a chegada desta nova vacina contra a dengue vem trazer esperança na redução da mortalidade provocada por esta doença. “Graças à investigação, temos uma nova ferramenta para que os viajantes, que visitam zonas endémicas, previnam a infeção por Dengue e, consequente, risco de morbilidade e mortalidade e a propagação do vírus pela Europa.”

Esta vacina demonstrou uma proteção global contra a doença da dengue e hospitalização até quatro anos e meio após a vacinação.

Partilhe:
Exit mobile version