Home | Atualidade | Nacional | Já está disponível o novo modelo de Carta de Condução
Já está disponível o novo modelo de Carta de Condução

Já está disponível o novo modelo de Carta de Condução

O novo modelo de carta de condução que já está disponível, incorpora melhorias e novas validações de segurança. O modelo foi hoje divulgado pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) e pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), a entidade responsável pela produção das cartas.

Segundo a nota de imprensa daquelas entidades, “o design inovador da nova carta de condução, reúne técnicas conjugadas de impressão offset e serigrafia, combinando um aspeto visual do fundo mais harmonioso com motivos anti-cópia – guilhoches, microtextos e linhas de espessura variável-, impossíveis de reproduzir por meios convencionais”.

Outro elemento que agora reveste maior segurança ao cartão é a presença de uma estrutura lenticular MLI (em inglês “multiple laser image”) em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento. Neste novo modelo vai ser ainda possível incluir, no verso, a habilitação de conduzir veículos agrícolas representado através de um trator.

Este novo modelo de carta prepara o caminho do mundo físico para o digital, através da introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone, que aponta para as funcionalidades do IMT – online.

Produzida na Imprensa Nacional – Casa da Moeda desde a década de 60, a carta de condução é um documento que conta, até aos dias de hoje, com inúmeras alterações. Desde o material aos sistemas de segurança como os hologramas, passando por mudanças na informação apresentada, como foi o caso do desaparecimento da morada do condutor no documento. Os inúmeros elementos que a compõem têm sido ao longo dos anos renovados de forma a garantir a segurança do documento e dos dados numa área tão relevante.

Ainda e segundo a mesma nota, “O IMT em colaboração da Imprensa Nacional, estão a desenvolver o projeto da emissão da “Carta na Hora” que permite a entrega ao cidadão, de uma carta de condução, após personalização, na hora”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.