Site icon Ipressjournal

Jardim Zoológico apresenta o Bebé golfinho no Dia da Mãe

Jardim Zoológico apresenta o Bebé golfinho no Dia da Mãe

Jardim Zoológico apresenta o Bebé golfinho no Dia da Mãe

O Jardim Zoológico de Lisboa apresenta no próximo dia 3 de maio (domingo), Dia da Mãe, o mais novo habitante do parque, a cria de Golfinho-roaz (Tursiops truncatus).

Este macho bebé que nasceu durante a madrugada de terça feira, 28 de janeiro, enfrentou logo nas primeiras horas de vida, desafios dignos de super-herói, com a difícil tarefa de mamar debaixo de água, enquanto nada.

Inspirados por esta particularidade e de forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico de Lisboa, lança neste Dia da Mãe a segunda temporada de “Encontro com o Biólogo”, uma sessão especial dedicada às progenitoras mais incríveis do Reino Animal.

Após o sucesso das primeiras sessões deste programa online, gratuito e dinâmico, que contou com a participação de cerca de 3000 famílias, o Jardim Zoológico promove agora o seu regresso com o tema “Super-heróis da Natureza, especial Dia da Mãe” onde serão desvendadas as crias e progenitoras mais espetaculares do Reino Animal. As surpresas são grandes e nesta sessão poderá conhecer fêmeas que têm a capacidade de parar o desenvolvimento do feto quando, por exemplo, há falta de alimento na natureza, e outras que, na ausência de machos, se conseguem reproduzir assexuadamente, de forma a não colocar em causa a sobrevivência da espécie.

Ainda durante este Dia da Mãe, e ao longo de um mês, o Jardim Zoológico promove, no seu site oficial, uma votação para a escolha do nome desta pequena cria. Tejo, Arade e Troia, são os três nomes em votação e que representam as áreas de distribuição da espécie em Portugal. A crescente degradação do habitat devido à poluição, o consumo insustentável de pescado e o aprisionamento em redes de pesca são as principais ameaças à sobrevivência do Golfinho-roaz. O desaparecimento dos Roazes do Sado constituiria uma grave perda para o ecossistema do qual fazem parte, e para a biodiversidade à escala nacional. Esta é considerada uma população estuarina única.

Valorizar a vida animal, conservar a biodiversidade e educar para a conservação, são algumas das mensagens que traduzem o compromisso do Jardim Zoológico.

Neste Dia da Mãe, visite o site oficial do parque, conheça esta nova cria e aceite o desafio do Jardim Zoológico na adoção de algumas práticas individuais diárias que farão a diferença na conservação não só do golfinho, mas de toda a vida marinha. Está nas mãos de cada um de nós fazer a diferença.

Partilhe:
Exit mobile version