Home » Ambiente & Natureza » Jardim Zool√≥gico apresenta o Beb√© golfinho no Dia da M√£e
Jardim Zoológico apresenta o Bebé golfinho no Dia da Mãe
Jardim Zoológico apresenta o Bebé golfinho no Dia da Mãe

Jardim Zoológico apresenta o Bebé golfinho no Dia da Mãe

O Jardim Zoológico de Lisboa apresenta no próximo dia 3 de maio (domingo), Dia da Mãe, o mais novo habitante do parque, a cria de Golfinho-roaz (Tursiops truncatus).

Este macho bebé que nasceu durante a madrugada de terça feira, 28 de janeiro, enfrentou logo nas primeiras horas de vida, desafios dignos de super-herói, com a difícil tarefa de mamar debaixo de água, enquanto nada.

Inspirados por esta particularidade e de forma a assinalar a efem√©ride, o Jardim Zool√≥gico de Lisboa, lan√ßa neste Dia da M√£e a segunda temporada de ‚ÄúEncontro com o Bi√≥logo‚ÄĚ, uma sess√£o especial dedicada √†s progenitoras mais incr√≠veis do Reino Animal.

Ap√≥s o sucesso das primeiras sess√Ķes deste programa online, gratuito e din√Ęmico, que contou com a participa√ß√£o de cerca de 3000 fam√≠lias, o Jardim Zool√≥gico promove agora o seu regresso com o tema ‚ÄúSuper-her√≥is da Natureza, especial Dia da M√£e‚ÄĚ onde ser√£o desvendadas as crias e progenitoras mais espetaculares do Reino Animal. As surpresas s√£o grandes e nesta sess√£o poder√° conhecer f√™meas que t√™m a capacidade de parar o desenvolvimento do feto quando, por exemplo, h√° falta de alimento na natureza, e outras que, na aus√™ncia de machos, se conseguem reproduzir assexuadamente, de forma a n√£o colocar em causa a sobreviv√™ncia da esp√©cie.

Ainda durante este Dia da M√£e, e ao longo de um m√™s, o Jardim Zool√≥gico promove, no seu site oficial, uma vota√ß√£o para a escolha do nome desta pequena cria. Tejo, Arade e Troia, s√£o os tr√™s nomes em vota√ß√£o e que representam as √°reas de distribui√ß√£o da esp√©cie em Portugal. A crescente degrada√ß√£o do habitat devido √† polui√ß√£o, o consumo insustent√°vel de pescado e o aprisionamento em redes de pesca s√£o as principais amea√ßas √† sobreviv√™ncia do Golfinho-roaz. O desaparecimento dos Roazes do Sado constituiria uma grave perda para o ecossistema do qual fazem parte, e para a biodiversidade √† escala nacional. Esta √© considerada uma popula√ß√£o estuarina √ļnica.

Valorizar a vida animal, conservar a biodiversidade e educar para a conservação, são algumas das mensagens que traduzem o compromisso do Jardim Zoológico.

Neste Dia da Mãe, visite o site oficial do parque, conheça esta nova cria e aceite o desafio do Jardim Zoológico na adoção de algumas práticas individuais diárias que farão a diferença na conservação não só do golfinho, mas de toda a vida marinha. Está nas mãos de cada um de nós fazer a diferença.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.