Home » Cultura » Livros » “Jesuítas de Portugal: 1542-1759” na Igreja de São Roque

“Jesuítas de Portugal: 1542-1759” na Igreja de São Roque

A obra “Jesuítas de Portugal: 1542 – 1759”, de Fausto Sanches Martins, é apresentada no dia 27 de fevereiro, sexta-feira, pelas 18h00 na Igreja de São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A apresentação será feita por Júlio Trigueiros, diretor da Revista Brotéria, e o ator João Grosso fará a leitura encenada de alguns excertos de Sermões do Padre António Vieira.

O tema central do livro é o estudo da Companhia de Jesus nas vertentes da arte, culto e vida quotidiana, e traduz-se num importante contributo para todos os que se dedicam ao estudo desta companhia em Portugal. O autor fará uma intervenção no lançamento da obra.

Professor associado do departamento de Ciências e Técnicas do Património, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Fausto Sanches Martins publica em livro o resultado de 20 anos de investigação histórica sobre a Companhia de Jesus, desde a fundação do primeiro colégio de Coimbra em 1542, até à sua expulsão do país em 1759. Este foi também o tema da tese de doutoramento do docente da Universidade do Porto.

A escolha da Igreja de São Roque para este lançamento em Lisboa explica-se pela natural relação de proximidade entre aquela que foi a Casa Professa da Companhia de Jesus e é hoje sede da Misericórdia de Lisboa. Este evento, que terá como público-alvo, o meio académico universitário, investigadores e outros interessados na História de Portugal, associará mais uma vez a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa à comunidade científica nacional.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.