Home » Desporto » Ciclismo » João Almeida participa em três grandes corridas
João Almeida participa em três grandes corridas

João Almeida participa em três grandes corridas

O Eurosport, canal a que chamam “A Casa do Ciclismo”, emite em abril, uma série de corridas de grande emoção e tradição, antes do arranque da primeira Grande Volta da temporada, o Giro d’Italia, que arranca no dia 4 de maio.

Até lá os fãs vão poder ver toda ação de provas como a Amstel Gold Race, La Flèche Wallonne ou o Monumento Liège-Bastogne-Liège.

João Almeida da UAE Team Emirates é a principal estrela nacional a pedalar nestas três provas que o canal emite já a partir deste domingo. A 58.ª edição da Amstel Gold Race liga Maastricht a Berg en Terblijt em 253.6 quilómetros e conta com um pelotão recheado de estrelas como Marc Hirschi, Mathieu van der Poel, Matej Mohoric, Pello Bilbao, Stefan Kung ou Thomas Pidcock. Durante a prova neerlandesa haverá muitos muros para superar, alguns deles bem conhecidos dos amantes de ciclismo como o Cauberg ou o Plettenberg. A Amstel Gold Race pode ser vista no Eurosport 1, em direto, a partir das 13:45h. A prova feminina tem igualmente transmissão televisiva antes a partir das 12:00h.

Na quarta-feira, dia 17 de abril, João Almeida volta a entrar em ação agora na Bélgica, na 88.ª edição de La Flèche Wallone, uma clássica de prestígio e tradição. A prova parte de Cherleroi e termina 198.6 quilómetros depois em Huy. Antes da meta, os ciclistas terão de cumprir várias voltas a um circuito nos arredores da cidade, terminando com a duríssima subida ao Mur de Huy. Também conhecida como o Caminho das Capelas, trata-se uma rampa de 1300m com uma inclinação média de 9.3%, chegando a ter 26% na sua zona de máxima dificuldade. Além das habituais estrelas internacionais, João Almeida poderá ter a companhia na prova do compatriota Ruben Guerreiro da Movistar, uma vez que consta na lista de pré-inscritos. A emissão de La Flèche Wallone arranca no Eurosport 1 a partir das 13:00h. Depois do pelotão cortar a meta siga em direto a prova feminina a partir das 15:55h.

Para domingo, 21 de abril, está reservada uma das mais importantes provas do mês: a Liège-Bastogne-Liège! É um dos cinco “Monumentos” do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia. A Liège-Bastogne-Liège, também conhecida por “La Doyenne” (A Velha Senhora), cumpre a sua 110.ª edição sendo uma das provas mais antigas da história da modalidade. É considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas.

O pelotão sai do centro de Liège, rumo a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège. Pelo caminho, os ciclistas enfrentam uma dúzia de curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos Côte de la Haut Levée, Côte de Saint-Roch ou o Côte de la Roche aux Faucons, uma rampa com uma extensão de 1,3 quilómetros e uma inclinação de 10.5%. Será a última antes da meta situada no centro da cidade de Liège, com um final plano ideal para “sprinters”. Ao todo, o pelotão terá de cumprir 254.5 quilómetros.

A edição de 2024 da Liège-Bastogne-Liège apresenta um cartaz de luxo com estrelas como Tadej Pogacar, Marc Hirschi ou Mathieu van der Poel. João Almeida e Ruben Guerreiro são os dois únicos portugueses na lista de inscritos. Almeida já venceu uma edição da Liège-Bastogne-Liège na categoria de sub-23 no ano de 2018.

Acompanhe a Liège-Bastogne-Liège, um autêntico “Monumento” ao ciclismo, domingo, 21 de abril, em direto, no Eurosport 1, a partir das 11:30h. A prova feminina é transmitida a seguir, a partir das 15:55h.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.