Home » Desporto » Competições » João Ramos venceu na Baja de Loulé 2019
João Ramos venceu na Baja de Loulé 2019

João Ramos venceu na Baja de Loulé 2019

A Baja de Loulé 2019, que percorreu no fim de semana estradas e caminhos do Sotavento Algarvio, registou mais um exito organizativo, do Clube Automóvel do Algarve.

No final e após os dois Sectores Selectivos, disputados alternadamente entre Autos e Motos/Quads/SSV, sagraram-se vencedores da edição 2019, João Ramos/Victor Jesus (Autos), João Lourenço (Motos), Roberto Borrego (Quads) e Pedro Santinho Mendes (SSV).

As motos cumpriram em primeiro lugar o segundo sector selectivo e desde logo o líder da prova, João Lourenço, mostrou não estar numa toada de calma e controle, acabando por ser o mais rápido só perdendo nove segundos para a concorrência mais directa no segundo controle de passagem, mas sendo o mais rápido em todos os outros pontos de cronometragem. O piloto acabou por vencer com 5 minutos e 58 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Salvador Vargas(KTM), que viria a ser o melhor entre os concorrentes da categoria Júnior. De referir que a vitória de João Lourenço, que tripulou uma Beta com motor a 2 tempos, foi o regresso aos triunfos de um piloto da região nesta prova, algo que não acontecia desde 2010, quando Ruben Faria foi o vencedor.

Daniel Jordão assegurou o lugar mais baixo do podio na sua Yamaha, tendo ainda vencido a classe TT2. Na posição seguinte terminou Bernardo Megre (Husqvarna), que venceu entre os concorrentes da classe TT1. Nota ainda para os triunfos de Armindo Neves (SWM)entre os Veteranos e Vítor Lopes (KTM) na Promoção. Uma palavra final para os concorrentes da categoria Hobby, pilotos que não dispõem de licença desportiva, cujo mais rápido foi Sérgio Carapinha (Yamaha).

Nos Quad´s, categoria que só teve três máquinas, a luta pela vitória foi bastante intensa, com Roberto Borrego a recuperar progressivamente o atraso que tinha para Luís Engeitado no final do dia de sábado, para acabar a prova na primeira posição, conquistada nos últimos quarenta quilómetros de prova!

Entre os populares SSV a luta também esteve ao rubro, com o volte face a dar-se nos últimos quilómetros da corrida quando a dupla brasileira Cristiano Batista/Fábio Zeller perdeu muito tempo e caiu para o 9º lugar, com Pedro Santinho Mendes a herdar assim o primeiro posto e a consagrar-se como vencedor da prova. Seguiu-se-lhe no pódio Nuno Fontes/José Sá Pires e João Dias/Emanuel Alves, todos em Can-Am. O melhor classificado na categoria TT2 foi o Yamaha de André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes.

Por fim, entre os espectaculares Autos que compõem o parque do TT nacional, a competição aconteceu até ao final, com o primeiro sector selectivo da manhã a ser liderado por Alexandre Ré/Hugo Magalhaes (VW), que reforçaram a liderança obtida na véspera. Contudo, João Ramos/Victor Jesus exploraram todo o potencial da Toyota, no último sector selectivo, acabando por vencer a prova com mais de um minuto de vantagem. O terceiro classificado foi Pedro Dias da Silva/José Janela, em Ford, já a dezassete minutos dos vencedores. Os mais rápidos nas categorias T2 e T8 foram, respectivamente, Georgino Pedroso/Carlos Silva (Isuzu) e João Rato/Pedro Colaço (Land Rover) e a vitória entre os concorrentes da Taça de Portugal de TT pertenceu a José Maia/Sérgio Cruz (Nissan).

A Baja de Loulé foi uma organização do Clube Automóvel do Algarve, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio dos municípios de Loulé, Alcoutim, Tavira e S. Brás de Alportel e da Junta de Freguesia de Almancil e o patrocínio dos Vinhos do Algarve.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.