Home » Atualidade » Nacional » João Sàágua tomou posse como Reitor da Universidade Nova
João Sàágua tomou posse como Reitor da Universidade Nova
João Sàágua / Reitor da Universidade NOVA de Lisboa

João Sàágua tomou posse como Reitor da Universidade Nova

A cerimónia de tomada de posse de João Sàágua, o novo Reitor da Universidade Nova, para os próximos quatro anos (2017/2021), decorreu esta quinta feira, na Reitoria daquela instituição de ensino superior.

João Sàágua assume como objectivos principais, o desenvolvimento do perfil internacional e o aumento do impacto da instituição ao nível sócio-económico local e nacional, consolidando a NOVA como uma Universidade global e cívica.

Para João Sàágua “o ensino e a investigação da NOVA devem ser realizados em ambientes genuinamente internacionais enquadrados no contexto atual que é o de um mundo globalizado e em mudança permanente. Adicionalmente, a NOVA deve comprometer-se cada vez mais profundamente com o desenvolvimento da sociedade, da cultura e da economia da região onde está implantada e com o desenvolvimento do país, contribuindo assim para o futuro de todos.”

João Sàágua defende para o Ensino uma maior especialização, uma maior atração de alunos internacionais e um enriquecimento da formação complementar dos estudantes, que os prepare para serem excelentes profissionais, mas também cidadás e cidadãos do mundo e líderes. Já na área da Investigação, pretende-se uma maior colaboração entre os grupos de investigação da NOVA e destes com redes colaborativas internacionais de forma a potenciar a abordagem dos temas interdisciplinares que constituem a prioridade das Agendas Mundiais. A Criação de Valor consistirá no reforço de parcerias estabelecidas entre a NOVA, a sociedade e o setor empresarial, através de agendas colaborativas conjuntas.

João Sàágua é Professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA (FCSH/NOVA), tendo sido eleito por unanimidade pelo Conselho Geral da Universidade para liderar a instituição durante os próximos quatro anos.

Doutorado em Filosofia Contemporânea e docente na NOVA desde 1980, acumula uma longa experiência académica em todos os níveis de ensino – licenciatura, mestrado e doutoramento, em Portugal e no estrangeiro. Ocupava o cargo de Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa para as áreas Académica e Relações Internacionais desde 2014.

A par de uma intensa atividade letiva e de investigação, João Sàágua exerceu também vários cargos de gestão académica nomeadamente na FCSH/NOVA da qual foi Diretor entre 2005 e 2013 em acumulação com a Presidência do Conselho Científico (entre 2009 e 2013).

A Universidade NOVA de Lisboa, instituição de ensino público generalista, é uma referência a nível mundial. Com um ensino de excelência, uma investigação competitiva no plano internacional, sinergias inovadoras para o ensino e para a investigação e uma prestação de serviços de qualidade, nos planos interno e internacional, contribui para o desenvolvimento social, para a qualificação dos recursos humanos e sucesso profissional dos seus estudantes.

A equipa Reitoral, liderada por João Sàágua, é constituída por:

Professor José António Ferreira Machado, Economista e antigo diretor da Nova SBE, é Vice-reitor com a coordenação da área da criação de valor e do compromisso da universidade com a sociedade.
Professora Elvira Fortunato, Cientista de materiais, diretora do CINEMAT/FCT e coordenadora da rede das unidades de I&D da FCT, é Vice-reitora com a coordenação da área da investigação científica.
Professor José Fragata, Cirurgião, será Vice-reitor com a coordenação da área das Ciências da Saúde, na qual a NOVA tem três das suas nove unidades orgânicas, e consequentemente com a coordenação da Plataforma Nova Saúde.
Professor João Amaro de Matos, Professor da área das finanças, até agora Subdirector responsável pela internacionalização da Nova SBE, é Vice-reitor para o desenvolvimento internacional da universidade.
Professor José João Abrantes, Jurista e membro da equipa reitoral cessante, mantém-se Pró-reitor para os assuntos jurídicos e para a área académica, assumindo agora a coordenação da Plataforma Nova Polis.
Professora Patrícia Rosado Pinto, especialista em Educação Médica e em Ciências da Educação, é Pró-reitora para a área da Formação e coordenará a Plataforma Nova Forma.
Professora Isabel Nunes, Engenheira mecânica, é Pró-reitora e coordenará o Sistema de Monitorização e Avaliação da Qualidade da Universidade.
Professora Isabel Rocha, Especialista em bio-tecnologia, é Pró-reitora e coordenará a ligação entre as áreas da criação e da investigação científica.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.