Home » Atualidade » Internacional » Joe Biden o 46º presidente dos Estados Unidos
Joe Biden o 46º presidente dos Estados Unidos

Joe Biden o 46º presidente dos Estados Unidos

Joseph R. Biden Jr. ou Joe Biden, ex-vice-presidente de Barak Obama e ex-senador democrata, eleito pelo Estado de Delaware, toma posse na quarta feira, 20 de janeiro, como 46º presidente dos Estados Unidos da América.

Nesta etapa particularmente grave que a sociedade norte americana enfrenta, o Presidente Joe Biden, é acompanhado pela vice presidente Kamala Harris, a primeira mulher a ser eleita para o segundo mais alto cargo da nação.

No caminho para a vitória, Joe Biden derrotou Donald Trump, ao garantir 306 votos dos grande eleitores, resultantes dos 81 milhões de votos na urnas, mais do que qualquer outro candidato presidencial tinha conseguido na história americana.

“Bem, devo admitir que isso me surpreendeu”, disse Biden no seu discurso de vitória em 7 de novembro. “Esta noite, vimos por toda esta nação, todas as cidades em todas as partes do país, na verdade, em todo o mundo, uma efusão de alegria, de esperança, de fé renovada no amanhã, trazer um dia melhor. Estou comovido pela confiança e pela segurança que vocês depositaram em mim.”

Nascido em Scranton, Pensilvânia, e criado em Delaware, Biden entra na Casa Branca, sendo detentor de uma destacada experiência adquirida no Capitólio. Joe Biden representou durante 36 anos o Estado do Delaware como senador, desempenhando papel importante na definição da política externa dos EUA. Como presidente ou membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado durante 12 anos, Biden esteve sempre na vanguarda de questões e legislação relacionada com o terrorismo, com armas de destruição massiva e os dossiers Europa pós-Guerra Fria, Médio Oriente e Sudoeste Asiático.

Como vice-presidente do ex presidente Barak Obama, Joe Biden representou os Estados Unidos no exterior, viajando quase 2 milhões de quilômetros para mais de 50 países.

Na Casa Branca, liderou as ações inter-agências, trabalhou com o Congresso para elevar os padrões de vida da classe média, para reduzir a violência armada e travar a violência de género, entre outras questões.

Joe Biden que aos 78 anos é o presidente mais velho a ocupar o cargo, planeia concentrar-se na união do país e na abordagem de problemas urgentes, como o são o combate ao Covid-19, a recuperação da economia, a criação de emprego, as injustiças raciais e as mudanças climáticas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.