Site icon Ipressjournal

Jogos interativos auxiliam vítimas de acidentes vasculares cerebrais

Fraunhofer Portugal no Forum AAL 2014 em Bucareste na Romenia | img: Fraunhofer Portugal

Arrastar uma bola de luz, apanhar maçãs, ou bolas de sabão. Estas são algumas das opções do ExerGames, um projeto desenvolvido pela Fraunhofer Portugal que recorre a multisensores e jogos interativos para auxiliar a reabilitação física de doentes. O projeto é dirigido a doentes com necessidade de regeneração da função motora como, por exemplo, vítimas de acidentes vasculares cerebrais ou algum tipo de paralisia dos membros superiores.

Através de atividades lúdicas, o ExerGames utiliza exercícios de reabilitação física para recuperar a mobilidade e flexibilidade dos membros superiores, incluindo as mãos. Este projeto tem vindo a ser desenvolvido em colaboração com os fisioterapeutas do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia e testado nos utentes do centro. O desenvolvimento destes jogos interativos incentiva os utilizadores a realizar, de uma forma lúdica e agradável, movimentos que normalmente são encarados como repetitivos e desmotivantes. Através da utilização de sensores comercialmente disponíveis, incluindo smartphones, todos os movimentos podem ser monitorizados e registados para posterior análise e processamento.

O projeto prevê, num futuro próximo, passar a incluir funcionalidades mais direcionadas à população sénior em risco de sofrer uma queda. Estas novas funcionalidades passarão por exercícios interativos que estimulem a mobilidade dos membros inferiores, aumento da força muscular, treino da manutenção e recuperação do equilíbrio, melhoria do tempo de reação. Ciente de que as quedas são uma ocorrência frequente na população envelhecida e causa de ferimentos, insegurança e declínio da qualidade de vida, a Fraunhofer Portugal tem vindo a especializar-se nesta área, nomeadamente através da criação de um centro de competências, o “Fall Competence Center”. Este será assim mais um complemento às soluções de deteção de quedas e avaliação do risco de queda que fazem já parte do portefólio de projetos da Fraunhofer Portugal e à abordagem integrada que pretende para o problema das quedas. A Fraunhofer Portugal promove a investigação aplicada com o intuito de fomentar o desenvolvimento económico e, simultaneamente dar resposta a um conjunto de necessidades da população.

A Fraunhofer Portugal é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida pelo Estado Português como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Com sede no Porto, foi criada em 2008 pela Fraunhofer-Gesellschaft, a maior organização de investigação aplicada da Europa, e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. A missão da Associação Fraunhofer Portugal é promover a investigação aplicada com o intuito de fomentar o desenvolvimento económico e, simultaneamente dar resposta a um conjunto de necessidades das empresas e da população.

Partilhe:
Exit mobile version