Alunos e professores das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu de Portugal e Espanha, bem como voluntários da comunidade unidos.eu, reúnem-se de 1 a 3 de junho em Punta Umbria (Huelva) para comemorar o 40º aniversário da entrada dos dois países na União Europeia e construir o futuro em conjunto.
Os inscritos, cerca de 200 participantes, vão trabalhar em grupo para apresentar propostas sobre o futuro de Portugal e Espanha na EU, explorando os temas que mais lhes interessam, como a saúde mental, as redes sociais, a inteligência artificial ou a habitação.
Sob o lema “Tu Espanha, eu Portugal, juntos a Europa”, os jovens reúnem-se no mês em que se comemora o 40º aniversário da assinatura do tratado de adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 12 de junho de 1985.
As palestras e atividades incluem a participação do antigo eurodeputado português Carlos Coelho (PSD, PPE) e do eurodeputado Marcos Ros (PSOE, S&D) por vídeo. Outro dos pontos altos do encontro será a tirolesa que liga Sanlúcar del Guadiana, em Espanha, a Alcoutim, em Portugal – a única tirolesa transfronteiriça do mundo – assim como a atividade de caiaque no rio Guadiana. Tanto uma como outra atividade procuram simbolizar a união entre os dois países, atravessando o rio que os une.
O encontro conta com a presença do Agrupamento de Escolas de Monserrate (Viana do Castelo), o Centro de Educação Integral (São João da Madeira) e a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra), de Portugal, e o IES El Carmen (Murcia), o Colegio Humanitas Bilingual School Torrejón (Torrejón de Ardoz) e o Colegio Miralmonte (Cartagena), de Espanha.