Home » Sociedade » Escolas e universidade » Jovens celebram em Huelva os 40 Anos da entrada na UE
Jovens celebram em Huelva os 40º Anos da entrada na UE

Jovens celebram em Huelva os 40 Anos da entrada na UE

Alunos e professores das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu de Portugal e Espanha, bem como voluntários da comunidade unidos.eu, reúnem-se de 1 a 3 de junho em Punta Umbria (Huelva) para comemorar o 40º aniversário da entrada dos dois países na União Europeia e construir o futuro em conjunto.

Os inscritos, cerca de 200 participantes, vão trabalhar em grupo para apresentar propostas sobre o futuro de Portugal e Espanha na EU, explorando os temas que mais lhes interessam, como a saúde mental, as redes sociais, a inteligência artificial ou a habitação.

Sob o lema “Tu Espanha, eu Portugal, juntos a Europa”, os jovens reúnem-se no mês em que se comemora o 40º aniversário da assinatura do tratado de adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 12 de junho de 1985.

As palestras e atividades incluem a participação do antigo eurodeputado português Carlos Coelho (PSD, PPE) e do eurodeputado Marcos Ros (PSOE, S&D) por vídeo. Outro dos pontos altos do encontro será a tirolesa que liga Sanlúcar del Guadiana, em Espanha, a Alcoutim, em Portugal – a única tirolesa transfronteiriça do mundo – assim como a atividade de caiaque no rio Guadiana. Tanto uma como outra atividade procuram simbolizar a união entre os dois países, atravessando o rio que os une.

O encontro conta com a presença do Agrupamento de Escolas de Monserrate (Viana do Castelo), o Centro de Educação Integral (São João da Madeira) e a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra), de Portugal, e o IES El Carmen (Murcia), o Colegio Humanitas Bilingual School Torrejón (Torrejón de Ardoz) e o Colegio Miralmonte (Cartagena), de Espanha.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.