Site icon Ipressjournal

Juan Carlos de Espanha anunciou que abdica a favor de Filipe!

O Rei Juan Carlos de Espanha, anunciou hoje publicamente, que vai abdicar do trono a favor do filho, o Principe Filipe, pondo fim às especulações e aos atríbius que lhe eram dirigidos, dando com este anúncio, origem a um intenso debate sobre o futuro da coroa espanhola.

Juan Carlos de Borbón y Borbón, de 76 anos de idade, que contribuiu decisivamente para assegurar a democracia em Espanha, abdica trinta e nove anos depois de ter sido coroado rei, com um bom número de fatos que ensobram a história da última década, do seu reinado.

Com o anúncio produzido hoje, surgiram imediatamente em espanha, por parte de alguns partidos politicos, a exigência de um referendo, para que o povo espanhol, diga, se prefere continuar com a monarquia, ou assumir-se como república.

Nas redes sociais, já decorria esta tarde uma convocatória, para o centro das principais cidades de espanha, a favor da passagem de Espanha a república.

As opiniões sobre a decisão do Rei Juan Carlos, são diversas e multiplicam-se, havendo exemplos para todos os gostos, mas seja qual fôr a principal razão, teria de acontecer, porque em primeiro lugar o rei não é eterno e depois, já não devia ser fácil, continuar a enfrentar com a mesma honorabilidade, a opinião pública espanhola, devido aos casos a que está associado.

Don Duarte Pio que em declarações à agencia Lusa, atribuia a decisão do Rei de Espanha a problems de saúde, dizia que “a grande vantagem da monarquia em países como a Espanha ou como a Suécia, é que a transição da chefia de Estado é feita de forma tranquila, sem lutas políticas e com uma continuidade que permite ao futuro chefe de Estado, continuar a obra do antecessor”, defendendo que a Espanha deve ao atual rei, um gesto de grande “gratidão”.

Partilhe:
Exit mobile version