Home » Solidariedade » Just a Change reabilita casas de famílias carenciadas
Just a Change reabilita casas de famílias carenciadas

Just a Change reabilita casas de famílias carenciadas

A Just a Change, associação sem fins lucrativos que há mais de uma década se dedica à reabilitação de casas de pessoas em condições precárias em Portugal, está a realizar um esforço solidário em várias regiões do país através do seu programa “Camp In”.

Durante os meses de verão, cerca de 450 voluntários, maioritariamente, estudantes universitários, estão a reabilitar casas em situação de pobreza habitacional em Portugal. A participação neste projeto permite-lhe o contacto com zonas do país mais isoladas que não lhes são familiares e aumenta consideravelmente o seu conhecimento sobre a problemática da pobreza habitacional em Portugal. Após a participação no programa, uma parte significativa afirma aumentar o seu sentido de utilidade para a sociedade. Por outro lado, a grande maioria das famílias afirma que o que mais as marca é a presença e o convívio com os voluntários.

As renovações abordaram problemas críticos como isolamento inadequado, humidade persistente e más condições de higiene, que podem afetar negativamente a saúde e o bem-estar dos moradores. O trabalho do Just a Change visa reduzir esses riscos para promover ambientes seguros e saudáveis. Uma habitação digna é muitas vezes o ponto de partida para uma nova vida, e o Just a Change está comprometido em reconstruir vidas através da renovação habitacional.

De julho ao final de setembro, mais de 100 pessoas de 58 famílias terão a sua casa renovada nas seguintes localizações:

Fornos de Algodres – 02 – 16 julho
Sever do Vouga – 02 – 16 julho
Ferreira do Z̻zere Р02 Р16 julho
Almeirim – 09 – 23 julho
Alf̢ndega da f̩ Р09 Р23 julho
Óbidos – 23 julho – 06 agosto
Famalic̣o Р23 julho Р06 agosto
Goleg̣/const̢ncia Р30 julho Р13 agosto
Chamusca – 30 julho – 13 agosto
Odemira – 06 – 20 agosto
Tondela – 13 – 27 agosto
Chamusca – 20 agosto – 03 setembro
Vila Pouca de Aguiar – 20 agosto – 03 setembro
Alcanena – 20 agosto – 03 setembro
Lagoa – 27 agosto – 10 setembro
Viana do Castelo – 27 agosto – 10 setembro
Torres Vedras – 10 – 24 setembro

-Alguns exemplos de trabalhos a serem executados pelos voluntários do Just a Change:

Tondela (13 – 27 de agosto)

Em Tondela, duas habitações estão a passar por uma transformação completa, com reparações nos telhados, substituição de janelas e renovação de casas de banho e cozinhas. Quatro beneficiários, incluindo idosos, estão a colher os frutos destas melhorias, que estão a ser executadas com o auxílio de 15 voluntários.

Chamusca (20 de agosto – 03 de setembro)

Três habitações na área de Chamusca estão a passar por uma renovação substancial. Desde a renovação de cozinhas e casas de banho até à substituição de portas e janelas, cada habitação está a ser revitalizada para proporcionar um ambiente mais habitável. Três beneficiários estão a usufruir destas mudanças, graças ao esforço coletivo de 26 voluntários comprometidos com o bem-estar destas comunidades.

Torres Vedras (10 – 24 de setembro)

Três habitações em Torres Vedras estão a ser submetidas a uma renovação completa dos telhados, renovação de casas de banho e cozinhas, e pintura de fachadas. Com um foco especial nos idosos, quatro beneficiários estão a testemunhar uma mudança positiva nas suas casas e vidas, graças ao apoio de 27 voluntários.

Just a Change

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.