Home » Desporto » Competições » Kalle Rovanperä sagrou-se Campeão do Mundo WRC
Kalle Rovanperä sagrou-se Campeão do Mundo WRC

Kalle Rovanperä sagrou-se Campeão do Mundo WRC

Kalle Rovanperä é o mais jovem Campeão do Mundo da história do WRC. Com apenas 22 anos, cumpridos ontem, o piloto da TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team e seu co-piloto Jonne Halttunen venceram o rali da Nova Zelândia e a Power Stage final da prova, para se sagrarem os campeões do mundo de ralis FIA*.

Em apenas 3 épocas a competir ao mais alto nível nos ralis, Rovanperä é cinco anos mais novo que o recordista anterior – Colin McRae – que venceu o campeonato em 1995.

Rovanperä foi o piloto de referência no primeiro ano do novo regulamento do WRC, com os novos carros Rally1 híbridos. A sua vitória na Nova Zelândia é a sexta da época ao volante do GR YARIS Rally1 HYBRID. Tendo liderado o campeonato desde a sua vitória na segunda prova na Suécia, em fevereiro, o jovem finlandês conquistou agora o título, quando faltam ainda dois ralis para o final da época.

Este é o oitavo título mundial de ralis FIA (WRC) conquistado por um piloto da Toyota e o quarto consecutivo nos últimos quatro anos. Rovanperä chega ao título 20 anos depois do último finlandês e é o primeiro a fazê-lo num carro produzido na Finlândia.

A velocidade de Rovanperä no Toyota, em condições climáticas adversas, foi fundamental para a vitória no campeonato de 2022 e foi, mais uma vez, determinante na sua vitória na Nova Zelândia. A dobradinha à geral no rali, com o primeiro e terceiro tempos mais rápidos na Power Stage, permitem que a TOYOTA GAZOO Racing aumente a liderança no campeonato de fabricantes para 81 pontos, com apenas 104 disponíveis.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.