Home » Desporto » Competi√ß√Ķes » Kalle Rovanper√§ venceu o Vodafone Rally de Portugal
Kalle Rovanperä venceu o Vodafone Rally de Portugal

Kalle Rovanperä venceu o Vodafone Rally de Portugal

O Finland√™s Kalle Rovanper√§ sagrou-se aos 21 anos de idade, o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edi√ß√Ķes do Rally de Portugal. O prod√≠gio finland√™s voltou a mostrar toda a sua classe: ganhou pela terceira vez consecutiva no WRC e refor√ßou a candidatura a mais jovem campe√£o mundial de sempre, pois tem agora 46 pontos de avan√ßo sobre Thierry Neuville.

Elfyn Evans, vencedor em Portugal em 2021, confirmou a dobradinha da Toyota, marca que chega ao s√©timo triunfo em Portugal. Num rali que foi dominado pela emo√ß√£o at√© ao √ļltimo quil√≥metro, Dani Sordo garantiu o derradeiro lugar do p√≥dio para a Hyundai, enquanto Armindo Ara√ļjo (Skoda) voltou a ser o melhor portugu√™s em WRC2.

Markku Al√©n tinha 24 anos quando ganhou o primeiro Rally de Portugal. S√©bastien Ogier tinha 26. Miki Biasion, 30. S√©bastien Loeb, 33. Hannu Mikkola, 36. Kalle Rovanper√§ tem‚Ķ 21. Depois de ter sido campe√£o do Mundo do WRC2 aos 19 anos e de ter ganho a sua primeira prova no WRC aos 20, Kalle Rovanper√§ tornou-se, este fim de semana, o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edi√ß√Ķes do melhor rali do mundo.

Vitorioso na Su√©cia e na Cro√°cia ‚Äď neste caso, com uma exibi√ß√£o √©pica na Power Stage ‚Äď, Rovanper√§ teve, em Portugal, o maior teste √† sua lideran√ßa do WRC, j√° que teve de ‚Äėabrir‚Äô a estrada no primeiro rali de terra de sempre dos novos Rally1 h√≠bridos. Sem se intimidar com a tarefa, o jovem piloto da Toyota chegou ao final da primeira etapa no segundo lugar, ‚Äės√≥‚Äô perdendo 13,6s para o seu companheiro de equipa, Elfyn Evans‚Ķ que tinha sido o nono a partir para os tro√ßos (!).

A partir da√≠, os dois pilotos da Toyota encetaram um duelo intenso que durou at√© √† pen√ļltima especial, quando Rovanper√§ ganhou mais 2,4s a Evans e colocou a diferen√ßa entre ambos nos 9 segundos. S√≥ que o talento do finland√™s ainda produziu mais uma obra-prima na ic√≥nica Power Stage de Fafe. Num dos mais famosos tro√ßos do mundo, em circunst√Ęncias onde toda a gente anda em ‚Äėmaximum attack‚Äô, Rovanper√§ bateu toda a concorr√™ncia por mais de 2 segundos, amealhando mais uma pontua√ß√£o m√°xima. Uma temporada que, diga-se, parece ‚Äėcondenada‚Äô a entrar para os anais da Hist√≥ria dos ralis.

‚ÄúNeste momento parece que estamos a guiar muito bem‚ÄĚ, referiu Rovanper√§, com a naturalidade que lhe √© habitual. ‚ÄúCome√ßar a abrir a estrada, aqui, e mesmo assim conseguir lutar pela vit√≥ria, foi muito bom. Um grande obrigado ao Jonne (Halttunen) e tamb√©m √† equipa ‚Äď tivemos condi√ß√Ķes muito duras no terreno e o nosso carro foi sempre perfeito. Podemos todos estar muito felizes‚ÄĚ, apontou. A Toyota, refira-se, ficou a uma vit√≥ria de igualar a Lancia e Citro√ęn (8 vit√≥rias cada) no n√ļmero de triunfos em Portugal.

Evans tamb√©m n√£o ficou propriamente desiludido com o segundo lugar. Este ano, o gal√™s tinha como melhor resultado o quinto lugar na Cro√°cia e a performance, em Portugal, √© um t√≥nico de confian√ßa importante para Evans, que continua a ter o portugu√™s Rui Soares como engenheiro. Ainda mais emocionante foi a discuss√£o pelo derradeiro lugar do p√≥dio. Dani Sordo conseguiu superar Takamoto Katsuta j√° na Power Stage e colocou a Hyundai no p√≥dio final, minimizando, assim, os diferentes azares que foram afetando Thierry Neuville (5.¬ļ) e Ott T√§nak (6.¬ļ).

Ainda mais dif√≠cil foi a prova da M-Sport Ford. Aos 48 anos, S√©bastien Loeb ainda foi um dos quatro l√≠deres do rali – ao lado de Neuville, Evans e Rovanper√§ -, mas ficou de fora com aquilo que classificou como o ‚Äúerro mais est√ļpido da minha carreira‚ÄĚ, na sexta-feira. O jovem Pierre-Louis Loubet, a fazer a sua estreia na M-Sport, foi o melhor representante da equipa brit√Ęnica, no s√©timo lugar, logo na frente de Craig Breen (problemas de trav√Ķes este domingo) e Adrien Formaux.

Rossel resiste no WRC2, Armindo foi o melhor português

No WRC2, Teemu Suninen (Hyundai) desperdi√ßou uma vit√≥ria que parecia certa, com um despiste na Power Stage, abrindo caminho para um triunfo inesperado de Yohan Rossel (Citro√ęn). Os Skoda de Kajetan Kajetanowicz e Chris Ingram (vencedor J√ļnior) completaram o p√≥dio final, numa prova onde Armindo Ara√ļjo (Skoda) foi quinto classificado, logo na frente de Ricardo Teod√≥sio (Hyundai). Foi a 11.¬™ vez que o piloto de Santo Tirso foi o melhor portugu√™s na prova ‚Äėmundialista‚Äô do ACP. Teod√≥sio, por outro lado, j√° tinha ganho a ronda do Campeonato de Portugal de Ralis, que terminou na sexta-feira, com Ernesto Cunha (Peugeot) a ser o mais forte nos 2 Rodas Motrizes. Jean-Michel Raoux (Volkswagen) ganhou entre os Masters, Sami Pajari (Ford) fez o mesmo no WRC3 J√ļnior e Andres Marieyhara triunfou na Peugeot Rally Cup Ib√©rica.

Vodafone Rally de Portugal ‚Äď Classifica√ß√£o final

1. Kalle Rovanperä (FIN)/Jonne Halttunen (FIN) Toyota GR Yaris Rally1 3h44m19,2s

2. Elfyn Evans (GBR)/Scott Martin (GBR) Toyota GR Yaris Rally1 a 15,2s

3. Dani Sordo (ESP)/C√°ndido Carrera (ESP) Hyundai i20 N Rally1 a 2m17,3s

4. Takamoto Katsuta (JPN)/Aaron Johnston (IRL) Toyota GR Yaris Rally1 a 2m19,4s

5. Thierry Neuville (BEL)/Martijn Wydaeghe (BEL) Hyundai i20 N Rally1 a 2m37,8s

6. Ott Tänak (EST)/Martin Järveoja (EST) Hyundai i20 N Rally1 a 4m45,7s

7. Pierre-Louis Loubet (FRA)/Vincent Landais (FRA) Ford Puma Rally1 a 5m52,1s

8. Craig Breen (IRL)/Paul Nagle (IRL) Ford Puma Rally1 a 7m03,4s

9. Adrien Fourmaux (FRA)/Alexandre Coria (FRA) Ford Puma Rally1 a 8m09,6s

10. Yohan Rossel (FRA)/Valentin Sarraeud (FRA) Citro√ęn C3 (WRC2) a 13m48,9s

Campeonato do Mundo de Ralis ‚Äď Pilotos

1. Kalle Rovanperä (FIN) 106 pts

2. Thierry Neuville (BEL) 60

3. Takamoto Katsuta (JPN) 38

4. Ott Tänak (EST) 37

5. Elfyn Evans (GBR) 36

6. Craig Breen (IRL) 34

7. Sébastien Loeb (FRA) 27

8. Gus Greensmith (GBR) 20

9. Sébastien Ogier (FRA) 19

9. Dani Sordo (ESP) 19

Press Motorsport – Vodafone Rally de Portugal

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.