Home » Sociedade » FAMOSOS » Kamala Harris a vice presidente dos Estados Unidos
Kamala Harris a vice presidente dos Estados Unidos
Kamala Harris num evento de campanha Biden-Harris em Washington em 2020 © Nareshkumar Shaganti

Kamala Harris a vice presidente dos Estados Unidos

Kamala Devi Harris, senadora que representava a Califórnia no Congresso dos EUA desde 2017, rompeu todas as barreiras ao ser a primeira mulher de ascendência africana, jamaicana e sul-asiática, a tomar posse como vice-presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro.

“Embora eu possa ser a primeira mulher neste Gabinete, não serei a última, porque cada mulher vai perceber que este é um país de oportunidades”, disse Kamala antes da posse.

Nascida em Oakland, Califórnia, em 1964, Kamala é filha de um casal de imigrantes, que se divorciaram quando as filhas ainda eram jovens. O pai, Donald Harris, natural da Jamaica, é economista aposentado.

Kamala diz que foi criada para acreditar na promessa dos Estados Unidos. A mãe, Shyamala Gopalan Harris, natural da Índia, falecida em 2009, era uma ativista de direitos civis e pesquisadora de câncer de mama, que relembrava frequentemente às filhas, “nunca fiquem paradas apenas a reclamar. Façam algo”.

A vice Presidente dos Estados Unidos, licenciou-se na Universidade Howard, instituição de ensino superior historicamente negra, em Washington, e formou-se em Direito na Faculdade de Direito Hastings da Universidade da Califórnia.

Trabalhou como assistente da Procuradoria Distrital em Oakland durante vários anos, em 2003, assumiu o cargo de promotora distrital da cidade e do condado de São Francisco. Em 2010, foi primeira mulher negra a ser eleita procuradora-geral da Califórnia, administrando o segundo maior Departamento de Justiça do país, superado apenas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Em 2014, Kamala se casou com o advogado Douglas Emhoff, que levou para o casamento os dois filhos, agora adultos jovens. Emhoff, o marido para além de assumir o papel de segundo-cavalheiro, integra o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade de Georgetown em Washington.

Como senadora, Kamala Harris, participou na Comissão de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado, na Comissão Especial de Inteligência, na Comissão de Justiça e na Comissão do Orçamento.

Uma das suas prioridades como vice-presidente será ajudar Joe Biden, o presidente eleito, a acabar com a pandemia da Covid-19, a expandir as oportunidades econômicas e de saúde, a enfrentar a emergência das mudanças climáticas, a enfrentar o terrorismo e o racismo sistêmico, e a trabalhar em estreita colaboração com aliados internacionais em preocupações compartilhadas.

Ao apresentar Kamala Harris apresentar Kamala na Convenção Nacional Democrata em 2020, Joe Biden não teve dúvidas ao afirmar: “Terei uma grande vice-presidente ao meu lado”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.