Home » Cultura » Geral » “Lago dos Cisnes” no Teatro das Figuras em Faro
“Lago dos Cisnes” no Teatro das Figuras em Faro

“Lago dos Cisnes” no Teatro das Figuras em Faro

O Quorum Ballet e a Orquestra Clássica do Sul, apresentam na próxima sexta e sábado, 1 e 2 de Dezembro, o “Lago dos Cisnes”, uma versão contemporânea com Coreografia de Daniel Cardoso.

“O dia nasce do lado de lá do muro do Asilo.

Lá dentro a loucura tomou o lugar do quotidiano, e os que ali habitam esquecem-se de quem foram. As vozes e os desejos são abafados pelas paredes gigantes deste exílio silencioso. No Asilo, as enfermeiras são as Rainhas, mestras, que comandam os movimentos dos pacientes; uma mulher limpa os desejos negros dos outros na sombra; e um homem prisioneiro de um corpo enfermo, e da sua loucura, transforma os seus desejos de Pássaro nos corpos dos pacientes.

Como uma gaiola em que a ave não ousa bater as asas, o Asilo é uma jaula de gente.

Uma pena atravessa o corredor. Nesse dia chega um homem novo. Traz uma música que interrompe o silêncio. A música que traz transformará as paredes.

Mas no Asilo também cresce a Noite: pinta as paredes de negro e inunda o ar, como água escura que escorre de um Lago enfeitiçado. Os braços dão lugar a asas, e dos dedos crescem penas, os corações sonâmbulos enchem-se de deslumbramento, enquanto dorsos de aves rodopiam, e músculos humanos saltam em voos rapinos.

Entre o dia e a noite, a música vai trazer o engano, e o fascínio, a sedução e a loucura. Do lado de cá do Muro do Asilo, tudo parece tranquilo – como o reflexo mentiroso do Lago que esconde o que acontece debaixo de água.

Nesta versão contemporânea do clássico “O Lago dos Cisnes”, os personagens da história original tornam-se intervenientes numa fábula humana contada na linguagem do tempo Presente que acontece num Asilo abandonado, lugar fértil em figuras bizarras e seres extremos. Entre a ficção e a realidade exploram-se os defeitos, virtudes e impulsos mais humanos, transversais a todos os tempos.”

Ficha artística e técnica:
Direção Artística e Coreografia: Daniel Cardoso
Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky
Dramaturgia: Ana Lázaro
Cenografia: Hugo F. Matos e Daniel Cardoso
Bailarinos
Siegfried: Daniel Cardoso
Routhbart: Filipe Narciso
Odette: Inês Godinho
Odile: Isis de Sá
Enfermeiras: Beatriz Graterol e Ester Gonçalves
Cisnes e pessoas do asilo: André Barros, Greta Gambarotta, João Filipe Abreu, Maria Mira, Pedro Jerónimo, Rafael Paulino e Sara Casal
Desenho de Luz: Daniel Cardoso
Figurinos: Liliana Mendonça
Vídeo: António Cabrita

Duração: 110 minutos, com intervalo
Classificação etária: maiores de 6 anos
Preços: 1ª plateia € 22,00; 2ª plateia € 20,00

Coprodução: Quorum Ballet, OCS e TMF, SM

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.