Home » Municipios » Lagos liquida a divida do PAEL antes dos prazos acordados
Lagos liquida a divida do PAEL antes dos prazos acordados

Lagos liquida a divida do PAEL antes dos prazos acordados

O Município de Lagos a liquida dívida do PAEL – Programa de Apoio à Economia Local, com o pagamento de 2.368.421,00€, para amortizar o capital em dívida, cinco anos depois do apoio do Governo.

Segundo a autarquia, a candidatura ao PAEL e o respetivo Plano de Ajustamento Financeiro do Município, foram aprovados pelo Governo no final do ano de 2012. O valor de financiamento atribuído ao Município de Lagos foi fixado em 9.508.643,58€ e tinha um prazo de pagamento de 14 anos.

Cinco anos depois, em 2017, com o pagamento deste montante o Município amortiza antecipadamente, o capital em dívida, mantendo sempre a preocupação e o objetivo de diminuir impostos.

A adesão a este Programa de Apoio à Economia Local foi motivada pelas dificuldades financeiras da autarquia, devido à queda acentuada, a partir de 2008, das suas principais fontes de receita, principalmente do IMT, licenciamento de obras e derrama.

O PAEL tinha como principal objetivo a regularização de dívidas vencidas há mais de 90 dias, registadas na Direção Geral das Autarquias Locais, à data de 31 de março de 2012. Como o nome do programa indica, este financiamento extraordinário destina-se a injetar recursos financeiros nas empresas e famílias locais, honrando os compromissos vencidos dos municípios perante os seus prestadores de serviços e fornecedores.

Com a operacionalização deste programa e o financiamento que o mesmo instituía, aliados a um grande rigor e austeridade na gestão autárquica, o município conseguiu meios financeiros para fazer face ao seu passivo de tesouraria, a um juro inferior ao praticado, na altura, pelas instituições financeiras comerciais, e muito inferior também aos juros de mora que recaem sobre as dívidas a fornecedores e prestadores de serviços. Por outro lado, converteu-se dívida de curto prazo, vencida e exigível, em dívida de longo prazo, aliviando a tesouraria municipal nos tempos de crise e de dificuldades acrescidas em que a Câmara teve que fazer face a um número acrescido e cada vez maior de solicitações.

Para Maria Joaquina Matos, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, “os últimos anos têm sido anos de causas, compromissos, incentivos, de conquistas, de consolidação e fortalecimento”, e acima de tudo “de coesão em prol do nosso município e dos nossos cidadãos”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.