Home » Municipios » Lagos: Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Lagos: Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Lagos: Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

Lagos: Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

Apesar de, à data de hoje, ainda se desconhecerem no concelho de Lagos casos confirmados ou suspeitos de contágio por COVID-19 – situação que desejamos se mantenha até ao final desta crise – o município tem atuado preventivamente no sentido de proteger toda a comunidade residente e visitante, nacional e estrangeira, que, de modo permanente ou temporário, aqui se encontra, reside ou trabalha.

Como destino turístico que somos, e sendo o turismo a nossa principal atividade, preocupa-nos o impacto que o surto está a ter no imediato, mas também os efeitos que poderá provocar a médio e longo prazo no tecido económico e empresarial do concelho, na viabilidade das empresas, na manutenção dos postos de trabalho e no rendimento das famílias.

Assim, e muito embora estejamos a equacionar medidas para minimizar esse impacto, a nossa prioridade de momento é garantir a saúde, a segurança e o bem-estar dos cidadãos, razão pela qual, no espaço das duas últimas semanas, implementámos um conjunto de medidas, que têm vindo a ser alargadas, quanto ao âmbito e ao prazo, para minimizar os comportamentos potenciadores da disseminação do vírus e da doença que assola o mundo inteiro.

Temos consciência de que estas medidas – a par das que o Governo da República tem tomado – condicionam em muito o dia-a-dia de todos, mas é para o bem comum e um interesse superior que as decidimos adotar. Trata-se de um combate global, face a uma ameaça que não tem rosto, nacionalidade nem conhece fronteiras, e que a todos pode atingir. Para alguns grupos da população, identificados como de risco, o Covid-19 é suscetível de provocar um desfecho muito negativo, que todos temos obrigação de evitar.

Compreensão, responsabilidade e solidariedade é, por isso, o que se espera de cada um de nós, neste momento que acaba por ser igualmente um teste à nossa coesão e capacidade de resiliência.

As autoridades portuguesas, nacionais e locais, os serviços de saúde, as forças de segurança, os agentes da proteção civil, as instituições e empresas, tudo estão a fazer para garantir que a situação se mantenha controlada. Mas, para tal, não é demais apelar à colaboração e responsabilidade de todos e de cada um.

Para proteger os nossos trabalhadores e a população a quem servimos diariamente, suspendemos o atendimento presencial, mas continuamos a atender à distância e a trabalhar para que, durante este período, os serviços essenciais sejam garantidos, em especial aqueles que têm de continuar a ser realizados de modo presencial e direto, como a higiene e desinfeção urbana, o abastecimento de água, o suporte aos mais idosos e fragilizados, entre outras áreas.

Continuamos ainda a trabalhar para preparar o amanhã, no desejo de que este capítulo da nossa história seja breve e dê lugar a outros com final feliz, para que possamos retomar a normalidade das nossas atividades e concretizar os projetos de que Lagos necessita.

Até lá manteremos o contacto de forma ainda mais regular, nomeadamente através do web site e da nossa página de facebook, que estaremos a atualizar em permanência, não apenas com as medidas e recomendações que venham a ser adotadas, mas igualmente partilhando as iniciativas de outras entidades e apresentando sugestões para tornarmos este período o menos penoso possível.

Apelo a todos que respeitem o Estado de Emergência em vigor e as recomendações da Direção Geral da Saúde. Devemos igualmente ajudar quem precisa e garantir que ninguém fique para trás, seja na simples ida ao supermercado para abastecimento de bens alimentares e outros de primeira necessidade, seja na aquisição de medicamentos ou ainda na prestação de outro tipo de cuidados.

Se porventura tiver conhecimento de alguma situação que inspire preocupação e exija atuação, por favor, reporte à autarquia através dos seguintes contactos: Tel. 282 780 900; 282 771 700; 282 771 775 | E-mail: expediente.geral@cm-lagos.pt

Ainda que possamos estar fisicamente afastados, não estamos sozinhos, pelo que em conjunto iremos superar esta crise.

Conto consigo, na certeza de que pode contar sempre connosco.

Lagos, 20 de março de 2020.

Hugo Pereira
Presidente da Câmara Municipal de Lagos

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.