Site icon Ipressjournal

Lamosa compra a divisão de cerâmica do Grupo Roca

Lamosa compra a divisão de cerâmica do Grupo Roca

O Grupo Roca acaba de anunciar o acordo para a venda da sua divisão de cerâmica plana ao Grupo Lamosa. A transação, avaliada em 260 milhões de dólares (valor da empresa sem dívida financeira líquida), inclui duas fábricas no Brasil, localizadas em Campo Largo e São Mateus do Sul, bem como a fábrica espanhola Cerámicas Belcaire, na Comunidade Valenciana. As três fábricas, cuja produção de cerâmica plana alcançou, no total, os 23,4 milhões de metros quadrados em 2020, exportam para todo o mundo, sendo os principais mercados os Estados Unidos da América, onde a divisão de cerâmica plana tem também uma subsidiária comercial, assim como o Brasil e Espanha.

O Grupo Lamosa dedica-se ao fabrico e à comercialização de revestimentos e adesivos cerâmicos, com vendas superiores a 1.000 milhões de dólares e presença significativa no continente americano. Este grupo conta com uma história de mais de 130 anos no setor dos materiais para construção.

Esta operação, para a qual o Grupo Roca contou com a assessoria de Alantra, Uría Menéndez e da equipa de transaction services da KPMG, enquadra-se na estratégia do Grupo Roca de reforçar o seu posicionamento no segmento de espaços de banho, em linha com as operações corporativas realizadas este ano. Neste sentido, em janeiro, o Grupo adquiriu 75% do Grupo Royo, criando, assim, um dos líderes mundiais em móveis para espaços de banho, e incorporou uma fábrica de loiça sanitária no nordeste do Brasil, para suprir o aumento da procura nesta região e fortalecer a sua presença na América Central e América do Norte. Recentemente, adquiriu também a empresa alemã Sanit, um dos fornecedores líderes na Europa de sistemas de instalação em parede e componentes de montagem de espaços de banho.

Partilhe:
Exit mobile version