Home » Atualidade » Nacional » Lançada a 1ª pedra da nova Centra Solar do Pessegueiro
Lançada a 1ª pedra da nova Centra Solar do Pessegueiro

Lançada a 1ª pedra da nova Centra Solar do Pessegueiro

A nova Central Solar do Pessegueiro, no Pinhal Novo, vem aumentar significativamente a produção de energia verde, com um novo investimento de 32 milhões de euros que será realizado pela empresa suíça EKZ e pelo promotor Smartenergy.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra decorreu no dia 16 de fevereiro, no âmbito da semana descentralizada que o Município dedicou à freguesia de Pinhal Novo, e permitiu ao Presidente, Álvaro Balseiro Amaro, fazer um ponto de situação do setor no concelho que, pela sua dimensão e características, tem atraído elevado interesse nesta área.

A produção energética resultante da soma da produção anual das duas centrais em operação e das estimativas referentes ao conjunto de investimentos já licenciados ou em análise, num total de duas dezenas, permitiria evitar a emissão de mais de 518 mil toneladas de dióxido de carbono por ano, muito acima das emissões produzidas pelo território (122%). Estes valores superam as metas de descarbonização definidas no Pacto de Autarcas e fazem de Palmela um “sumidouro de carbono” no país, contribuindo com mais de 1% para os objetivos do Plano Nacional Energia e Clima 2030. Permitiriam, ainda, suprir todas as necessidades energéticas do concelho e conferir-lhe capacidade para fornecer cerca de 25% da energia produzida.

O Presidente da Câmara recordou que “o desenvolvimento sustentável que desejamos e a mitigação das alterações climáticas apresentam múltiplos desafios, sublinhando que todos os projetos submetidos são analisados criteriosamente e que o Município está particularmente atento à avaliação de necessidade de matérias-primas e outros recursos e à proteção dos solos para uso agrícola, atividade que, felizmente, continua com enorme dinâmica na região”.

João Galamba, Secretário de Estado Adjunto e da Energia, que também esteve presente na cerimónia, lançou o repto ao Município de Palmela, para que continue a aproveitar todas as potencialidades da energia solar, lembrando que a descarbonização é um novo fator de competitividade e atratividade para os territórios e que a rede elétrica nacional está «sedenta» destes projetos.

A Central Fotovoltaica do Pessegueiro terá 63,5 MWp de capacidade instalada e 119.849 módulos solares, para uma produção anual de 126.367 MWh (suficiente para fornecer 26.191 habitações por ano) e evitar a emissão anual de 34.749 toneladas de dióxido de carbono. A ligação à rede deverá acontecer ainda este ano. A Smartenergy tem outros investimentos em desenvolvimento no concelho de Palmela e apresenta soluções tecnológicas que promovem o melhor aproveitamento da luz solar. A EKZ entrou no mercado nacional em 2014 e esta será a sua maior central à data.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.