Home » Atualidade » Europa » Lançada a Conferência sobre o futuro da Europa
Lançada a Conferência sobre o futuro da Europa

Lançada a Conferência sobre o futuro da Europa

A Conferência sobre o futuro da Europa, pretende dar início a uma série de debates e discussões, que permitirão aos cidadãos europeus, partilhar ideias para ajudar a construir o futuro.

A Declaração Conjunta para o lançamento da Conferência, foi assinada pelo Presidente do Parlamento Europeu, pelo Primeiro-Ministro de Portugal e pela Presidente da Comissão Europeia.

António Costa, o Primeiro-Ministro português, declarou na ocasião, em nome da Presidência do Conselho, que: “A convocação da Conferência sobre o Futuro da Europa é uma mensagem de confiança e de esperança para o futuro que enviamos aos europeus. Confiança de que ultrapassaremos a pandemia e a crise; esperança de que, em conjunto, construiremos uma futura Europa justa, ecológica e digital.”

A Conferência tem por objetivo conferir aos cidadãos um papel mais importante na definição das políticas e das ambições da UE, melhorando a resiliência da União face às crises, quer económicas, quer sanitárias. Criará um novo fórum público para um debate aberto, inclusivo, transparente e estruturado com os europeus sobre questões que lhes tocam de perto e que afetam a sua vida quotidiana.

A Declaração Conjunta apresenta uma lista não exaustiva dos temas possíveis a abordar na Conferência. Menciona a saúde, as alterações climáticas, a justiça social, a transformação digital, o papel da UE no mundo e o reforço dos processos democráticos que governam a UE. Estes temas correspondem às grandes prioridades da UE e às questões levantadas pelos cidadãos nas sondagens de opinião. Em última análise, serão os participantes que decidirão quais os temas a abordar na Conferência.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.