Home » Atualidade » Europa » Lançada a ConferĂȘncia sobre o futuro da Europa
Lançada a ConferĂȘncia sobre o futuro da Europa

Lançada a ConferĂȘncia sobre o futuro da Europa

A ConferĂȘncia sobre o futuro da Europa, pretende dar inĂ­cio a uma sĂ©rie de debates e discussĂ”es, que permitirĂŁo aos cidadĂŁos europeus, partilhar ideias para ajudar a construir o futuro.

A Declaração Conjunta para o lançamento da ConferĂȘncia, foi assinada pelo Presidente do Parlamento Europeu, pelo Primeiro-Ministro de Portugal e pela Presidente da ComissĂŁo Europeia.

AntĂłnio Costa, o Primeiro-Ministro portuguĂȘs, declarou na ocasiĂŁo, em nome da PresidĂȘncia do Conselho, que: “A convocação da ConferĂȘncia sobre o Futuro da Europa Ă© uma mensagem de confiança e de esperança para o futuro que enviamos aos europeus. Confiança de que ultrapassaremos a pandemia e a crise; esperança de que, em conjunto, construiremos uma futura Europa justa, ecolĂłgica e digital.”

A ConferĂȘncia tem por objetivo conferir aos cidadĂŁos um papel mais importante na definição das polĂ­ticas e das ambiçÔes da UE, melhorando a resiliĂȘncia da UniĂŁo face Ă s crises, quer econĂłmicas, quer sanitĂĄrias. CriarĂĄ um novo fĂłrum pĂșblico para um debate aberto, inclusivo, transparente e estruturado com os europeus sobre questĂ”es que lhes tocam de perto e que afetam a sua vida quotidiana.

A Declaração Conjunta apresenta uma lista nĂŁo exaustiva dos temas possĂ­veis a abordar na ConferĂȘncia. Menciona a saĂșde, as alteraçÔes climĂĄticas, a justiça social, a transformação digital, o papel da UE no mundo e o reforço dos processos democrĂĄticos que governam a UE. Estes temas correspondem Ă s grandes prioridades da UE e Ă s questĂ”es levantadas pelos cidadĂŁos nas sondagens de opiniĂŁo. Em Ășltima anĂĄlise, serĂŁo os participantes que decidirĂŁo quais os temas a abordar na ConferĂȘncia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.