Home » Economia » Iniciativas » Lançada a Fileira de Vinhos da Região Centro
Lançada a Fileira de Vinhos da Região Centro
Lançada a Fileira de Vinhos da Região Centro

Lançada a Fileira de Vinhos da Região Centro

A Fileira de Vinhos da Região Centro, anunciada na passada segunda feira em Coimbra, reúne cinco comissões Comissões Vitivinícolas da Região Centro, num projeto, que visa aumentar a notoriedade dos vinhos produzidos naquela região.

Lisboa, Dão, Bairrada, Beira Interior e Tejo, uniram-se pela primeira vez na história, para anunciar um plano estratégico comum, que passa pelo investimento de €3,5M na criação da Fileira de Vinhos da Região Centro.

No âmbito do Programa Operacional Centro 2020, este investimento, do qual três milhões são financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cabendo aos privados um encargo de 500 mil euros, pretende aumentar a produtividade, sustentada em mais investigação e inovação, mais promoção e mais valorização dos seus territórios vinhateiros.

“Pretendemos que a Região Centro seja uma única região, mais dinâmica, potencialmente mais atrativa e ganhe notoriedade e reconhecimento nacional e internacional, quer pela qualidade dos vinhos produzidos, quer pelas paisagens naturais e pela oferta turística associadas ao vinho”, anunciou na segunda feira em Coimbra, Vasco d’Avillez, representante da Fileira de Vinhos da Região Centro, numa conferência de imprensa que contou com a presença do ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Este programa conta com o apoio do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.