O plano de investimentos do Aeroporto Humberto Delgado, que inclui a renovação e remodelação de áreas dos terminais 1 e 2 do Aeroporto Humberto Delgado, da responsabilidade da ANA Aeroportos de Portugal e da VINCI Airports, vai arrancar, formalizado o contrato para a construção da nova zona.
Na quarta feira, foi assinado o contrato com a Mota Engil, o consórcio selecionado após consulta pública e formalizado o protocolo com a Força Aérea Portuguesa, que disponibiliza a utilização conjunta da placa militar de Figo Maduro.
Segundo a Ana Aeroportos, esta nova fase de desenvolvimento, que representa um investimento de mais de 233 milhões de euros, compreende:
• A ampliação do terminal 1 através da criação do novo Pier Sul com 33.000 m2, projetado para um elevado desempenho ambiental;
• Instalação de 10 novas pontes de embarque e placa de estacionamento para aviões;
• Ligação do Pier Central ao Pier Sul e reformulação do atual Pier Central;
• Reformulação de todo o Busgate Sul.
Com esta intervenção no Terminal 1 vão ser obtidas melhorias em vários níveis:
• Maior Conforto para os passageiros através de aumento da área do terminal e do embarque em contacto direto com o terminal.
• Maior eficácia operacional do aeroporto.
• Redução da pegada carbónica através infraestrutura com alto desempenho energético e redução de tráfego de viaturas na pista.Para Thierry Ligonnière, Presidente da Comissão Executiva da ANA “Este é um investimento muito importante que vai melhorar o conforto, a operacionalidade e o desempenho ambiental do Aeroporto de Lisboa. É um de vários investimentos que estamos a fazer nos Aeroportos portugueses e que demonstra o compromisso da ANA e da VINCI Airports no desenvolvimento da conetividade do país e na qualidade de serviço prestada aos passageiros” sublinha o CEO da ANA.
No Aeroporto de Lisboa foi concluída este ano a repavimentação do Taxiway e a 1ª fase do Plano de Melhoria da Qualidade de Serviço que incluiu: remodelação da área de embarque Schengen, novos pavimentos, tetos acústicos, mais lugares sentados, postos de carregamento, novos painéis de informação de voo, remodelação do acesso ao Parque P1 e área de acesso ao metro (corpo cilíndrico), novas instalações sanitárias, lounge, entre outros.