Home » Municipios » Largo Paco de Lucía será um memorial ao guitarrista
Largo Paco de Lucía será um memorial ao guitarrista

Largo Paco de Lucía será um memorial ao guitarrista

Foi aprovada, na semana passada, a candidatura a financiamento FEDER da requalificação do Largo Manuel Gomes – Tributo a Paco de Lucía em Monte Francisco no Algarve.

Enquadrado no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE) e aprovado no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020, a obra é financiada em 70%, estimando-se o total do investimento em 325.000 euros.

O Largo Manuel Gomes – Tributo a Paco de Lucía, em Monte Francisco, será um tributo ao eterno génio da guitarra e à memória de sua mãe, Luzia Gomes, natural desta povoação castromarinense.

A requalificação engloba também a já concluída beneficiação dos arruamentos da envolvente (zona nascente). Paralelamente decorreu também a pavimentação dos arruamentos da zona poente da localidade, empreitada avaliada em cerca de 100.000 euros.

O Largo Manuel Gomes – Tributo a Paco de Lucía nasceu da vontade de ampliar e promover o laço do “mestre absoluto do flamenco” a Castro Marim, mais especificamente a Monte Francisco, onde viveu a sua mãe, cuja alegria e semblante lusitano sempre o orgulhou e inspirou. A sua ligação às raízes maternas perpetua-se no nome artístico de Francisco Gustavo Sánchez Gomes – Paco de Lucía – e nos álbuns de “Castro Marín” (1981) e “Luzia” (1998).

O Largo Paco de Lucía será um memorial ao guitarrista, que evoca e resgata um pouco da vida e da obra do músico, compositor e intérprete. Está prevista a criação de um espaço pedonal ajardinado, conjugado com peças artísticas, do pintor Carlos Luz e do escultor Carlos Oliveira, que invocam sensorialmente o artista Paco de Lucía, com alusão ao instrumento que elegeu, a guitarra. No local será ainda instalado um sistema áudio, para disponibilizar aos visitantes o legado musical do génio da guitarra e do flamenco. Com esta vertente de apelo ao nosso lado mais sensorial, este renovado espaço público visa proporcionar, não apenas momentos de lazer, mas um despertar de sentidos.

A Câmara Municipal de Castro Marim tem vindo a trabalhar nesta ligação a Paco de Lucía, com a organização do Festival de Lucía, amadrinhado pela fadista Mariza e que terá em agosto do próximo ano a sua 3ª edição, apoiado pelo PO CRESC ALGARVE 2020, com uma taxa de cofinanciamento de 60% pelo FEDER. Em curso está também a geminação com o município de Algeciras, de Andaluzia, de onde era natural Paco de Lucía e que constituiu também uma das suas grandes fontes de inspiração musical.

Para mais informações sobre toda a dinâmica criada pelo Festival de Lucía e iniciativas associadas pode consultar a página facebook do Festival de Lucía.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.