Site icon Ipressjournal

Legendas assapam a norte no RallySpirit Altice

Legendas assapam a norte no RallySpirit Altice

O RallySpirit Altice, prova que já conquistou o reconhecimento entre os Rally-Legends europeus, coloca na estrada durante três dias, alguns dos melhores máquinas de ralis de todos os tempos, como o Lancia Stratos, o Audi Sport Quattro ou o Toyota Corolla WRC, entre tantos outros.

Barcelos (sexta-feira e domingo), Gaia (sábado) e Porto (sábado e domingo) são apenas algumas das passagens obrigatórios do RallySpirit Altice, que promete deliciar o público e reavivar as memórias de um passado glorioso.

O conceito de Rally-Legends está cada vez mais em voga na Europa e, em Portugal, é o RallySpirit Altice que melhor o define. Os melhores carros de ralis de todos os tempos reúnem-se numa carismática prova de estrada para reavivar memórias do passado e satisfazer a curiosidade de milhares de aficionados da modalidade, cuja paixão atravessa diferentes gerações.

A sétima edição do RallySpirit Altice, já a partir da próxima sexta-feira e até domingo, volta a estar inserido no calendário do Slowly Sideways Europe, que reúne alguns dos principais Legends europeus como o Eiffel Rally Festival, o Alsace Rallye Festival e o Rallye Festival Spa-Francorchamps.

Cerca de 100 equipas, 30 das quais estrangeiras, não resistiram ao apelo da prova portuguesa, que contará com um assinalável parque automóvel. Carros emblemáticos dos anos 70, como o Lancia Stratos, Alpine-Renault A110 ou Fiat 131 Abarth, a par dos incontornáveis Grupo B da era dourada de 80, como o Audi Quattro, Audi Sport Quattro, Opel Ascona 400, Nissan 240 RS, Toyota Celica Twin Cam Turbo, Porsche 911, Talbot Sunbeam Lotus ou Ford Escort RS, prometem fazer as delícias dos aficionados. Mas a lista junta ainda outras máquinas mais recentes, mas igualmente emblemáticas, como Lancia Delta Integrale, BMW M3, Mitsubishi Lancer Evo, Subaru Impreza ou Toyota Corolla WRC, que tanto dizem os adeptos dos ralis.

Difíceis de concentrar numa só prova e atendendo a que muitas destas raridades são mesmo carros ex-oficiais que passaram pelas mãos de Campeões do Mundo, como Walter Röhrl, Didier Auriol, Juha Kankkunen ou Colin McRae, é fácil perceber o simbolismo e a atração ainda maior que a sua presença motivará.

Com um ambiente único, que combina competição e descontração, o RallySpirit Altice junta também pilotos consagrados – como Rui Madeira (“Campeão do Mundo de Grupo N”), Vítor Pascoal (Tetracampeão de Ralis – RGT) ou Pedro Leal e Hélder Oliveira – com verdadeiros gentleman’s drivers, numa fórmula que já mostrou ser uma das razões para o sucesso deste evento.

A maior edição de sempre

A edição de 2022 do RallySpirit Altice será também a maior desde que a prova se iniciou em 2015. A X-Racing (promotora) e o Clube Automóvel de Santo Tirso (organizador) prepararam um rali alinhado com as restantes provas do Slowly Sideways Europe em termos de quilometragem, oferecendo às equipas um total de 112,62 km de provas especiais. Serão 10 classificativas a definir os vencedores (nas categorias “Históricos” e “Spirit” uma vez que a categoria “Legend” não é cronometrada), a que se associam mais duas especiais percorridas em sistema de “Boucles” (perseguição), em Barcelos e Gaia, que trarão ainda mais espetáculo ao centro das respetivas cidades.

Contas feitas, serão três dias de animada competição, com três novas e espetaculares classificativas – Barcelos Norte, Vila Verde e Amares -, a que se juntam outras repetentes, como Barcelos Oeste (ex-Laúndos), Barcelos Sul (ex-Barcelos) e Santo Tirso (ex-Assunção), numa estrutura competitiva diversificada, que é geralmente do agrado das equipas e dos muitos espectadores.

À margem das provas especiais, o público também poderá viver as emoções do evento no centro de Barcelos (Campo da Feira), na sexta-feira, às 14h25, 19h04 e 21h45, no sábado, às 09h30, e no domingo, às 10h20 e 12h36; na Marginal de Vila Nova de Gaia, no sábado, às 19h00; no Jardim das Sobreiras, no Porto, sábado, a partir das 22h00 e até às 09h00 de domingo; e ainda no centro de Famalicão, no sábado, às 16h15; Santo Tirso, no sábado, às 16h42; e Amares, na sexta-feira, às 16h46.

Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing, a entidade promotora do evento, sublinha: “Estamos muito motivados por colocar na estrada mais uma edição do RallySpirit Altice. Trata-se de uma edição renovada, que, além de consolidar o apoio das habituais Câmaras Municipais, confirma a entrada de quatro novas edilidades, que atestam a validade do projeto. Este ano, a prova será mais longa, de forma a ir de encontro aos restantes Rally-Legends do Slowly Sidways Europe e com o objetivo de reforçar o seu estatuto também no panorama internacional. Por isso, estamos orgulhosos do caminho que temos vindo a traçar e muito confiantes no futuro. Mas quero deixar um agradecimento especial aos participantes, público e patrocinadores, pois sem eles esta grande festa dos ralis seria impossível de realizar.”

A contagem decrescente para todas as emoções já começou. A partir de hoje e até domingo, todos os caminhos vão dar ao RallySpirit Altice!

Partilhe:
Exit mobile version