Home » Cultura » Geral » Leilão de Peças de D. Carlos e D. Fernando II na P55
Leilão de Peças de D. Carlos e D. Fernando II na P55
Leilão de Peças de D. Carlos e D. Fernando II na P55

Leilão de Peças de D. Carlos e D. Fernando II na P55

Peças históricas do Rei D. Carlos, de D. Fernando II e de outros membros da Família Real Portuguesa vão a leilão no próximo dia 17 de Novembro, pelas 21 horas na galeria da plataforma online P55, à Rua Brito Capelo, 1147, Matosinhos.

Este leilão que promete ser memorável, inclui desenhos de membros da Casa Real portuguesa, uma harpa que Marie Antoinette tocou e peças de D. Fernando II e da Condessa d’Edla, já é considerado, um dos leilões mais especiais de sempre.

Uma das peças merecedoras do maior destaque, que estará em leilão, é um desenho do Rei Dom Carlos, ainda na moldura de origem, que a Rainha Dona Amélia manteve sempre perto de si. Com efeito, quando esta faleceu no exílio a 25 de outubro de 1951, no Château de Bellevue, em Chesnay, perto de Versailles, esta peça estava na sua secretária.

O leilão inclui perto de 200 peças de arte de valor incalculável que são parte essencial da História de Portugal, mas não só, como é o caso do contador indo-português do século XVII de Artur de Sandão, da única pintura que conhecemos do Príncipe Real Dom Luís Filipe e, também, de uma harpa francesa do século XVIII, que Marie Antoniette terá usado.

“É com enorme orgulho que recebemos esta coleção de peças com História, que nos revelam o outro lado de pessoas que também foram Reis e Rainhas, Presidentes e ilustres da História de Portugal. Sempre dissemos que um dos objetivos da P55 era aproximar as pessoas da arte. É o que procuramos fazer todos os dias e este leilão é mais uma prova disso.” Reforça o CEO da P55, Aníbal Pinto de Faria.

Entre os destaques, está também uma coleção de inéditos de Dom Fernando II e da Condessa D’Edla que mais tarde pertenceu ao professor D.Thomaz de Mello Breyner, 4º Conde Mafra (1886-1933), médico da Real Câmara. De salientar que foi o próprio Conde que esclareceu no seu livro ‘Memórias do Professor Thomaz de Mello Breyner – 1869-1880’, em nota de roda pé de fls 13, Volume 1, o modo como este álbum entrou em sua posse: “A família a senhora Condessa D’Edla teve a captivante gentilza de me dar como lembrança da Senhora, que tanto me honrou com a sua amizade, um álbum cheio de lindos desenhos originaes feitos por El-Rei D. Fernando.”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.