Home » Atualidade » Europa » Lideres regionais debatem cortes orçamentais na UE
Lideres regionais debatem cortes orçamentais na UE

Lideres regionais debatem cortes orçamentais na UE

Os líderes locais e regionais da UE, vão contestar no Comité das Regiões, os cortes orçamentais propostos pela Comissão Europeia, em consequência do Brexit, na sessão que terá lugar na próxima quarta e quinta feira, na qual também debaterão a política cultural com o comissário Tibor Navracsics

Os membros do Comité das Regiões Europeu (CR) vão dar conta nesta sessão, das suas preocupações, sobre as propostas da Comissão Europeia, que visam reduzir o financiamento da UE para o desenvolvimento regional após 2020. Na ocasião os membros do Comité, vão adotar uma posição sobre a saída do Reino Unido da UE após um ano de consultas, inquéritos e estudos com os órgãos de poder local e regional. Os membros do CR também analisarão de que forma as políticas culturais podem contribuir para reforçar a identidade europeia.

Entretanto e segundo informação do Comité das Regiões, a proposta de orçamento da UE, vai ser defendida pelo Comissário Günther Oettinger. A sessão plenária vai ser difundida em direto e na íntegra em todas as línguas da UE.

Günther Oettinger, comissário europeu responsável pelo Orçamento e Recursos Humanos, debaterá as propostas de orçamento europeu a longo prazo para 2021-2027 publicadas em 2 de maio e as suas eventuais consequências para as regiões e os municípios. As propostas incluem cortes na política de coesão da UE que terão consequências para o financiamento futuro pela UE das regiões e dos municípios, uma questão já levantada no Comité. Espera-se que o debate se centre nos cortes propostos ao financiamento do desenvolvimento regional, através da política de coesão, mas também deverá analisar as reduções no financiamento dos agricultores e a relação com o Estado de direito e as políticas económicas nacionais.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.